Edições

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Ao longo de mais de vinte anos de carreira, o músico, letrista e compositor (e, muito de quando em vez, cantor) José Flávio Martins sempre expressou, em todos os grupos que criou, um amor imenso pela música tradicional portuguesa, fosse o fado ou a música de raiz rural, mas nunca deixando de alargar esse amor -e uma enorme curiosidade e estudo - a muitas outras músicas: a tradição dita celta, a folk anglo-saxónica, o flamenco, o jazz, o tango e até algumas vertentes do pop/rock. Assim, sem hierarquias, épocas históricas ou geografias definitivas ou obrigatórias.

E basta recordar alguns desses grupos - Frei Fado d'El Rei, Ceia dos Monges, Roldana Folk, Lúmen ou os mais recentes Atlantihda - para se perceber a que latitudes as suas canções chegam, latitudes mais próximas ou mais distantes mas que têm sempre um epicentro comum: a arte muito própria de José Flávio Martins enquanto inventor constante de novos imaginários musicais, de novos conceitos artísticos e de inúmeras novas canções.
O seu mais recente trabalho, "Cartas de Um Marinheiro", assinado pelo novo colectivo Senhor Vadio, é a súmula perfeita destes muitos anos de trabalho repartidos por vários projectos. E é-o por várias razões. Porque pode ser visto como uma espécie de «best of» de toda a sua carreira, já que muitas das canções presentes no disco são releituras de temas anteriormente gravados por outros grupos seus - e até inclui, como faixa-bónus, um lindíssimo inédito dos Frei Fado d'El Rei gravado em 1998 — , mas que não é um «best of» porque evita alguns temas óbvios e porque estas novas versões têm um vincado «cunho Senhor Vadio». Porque, ao lado destes avança também com temas recentes, compostos para e com os Senhor Vadio, que apontam novos caminhos, embora nunca renegando o legado anterior. Porque, ao lado de alguns cúmplices mais ou menos habituais - a cantora Flora Miranda, o percussionista Paulo Coelho de Castro e o clarinetista Carlos Pinto Pereira - estão no Senhor Vadio dois outros talentosos músicos que com ele ainda não tinham tocado: o guitarrista Pedro Araújo e o teclista e acordeonista André Barbosa. E porque, para além dos membros da banda, José Flávio Martins se faz rodear aqui de vários convidados que com eleja se tinham cruzado nos seus grupos ou espectáculos - a acordeonista Helena Soares, a oboísta Daniela Pinhel ou Rodrigo Viterbo em didgeriddoo - e outros que conheceu ao longo da vida mas com quem nunca tinha trabalhado num projecto próprio: João Gil, Jorge Fernando, Diana Basto, Manuel Rocha (da Brigada Victor Jara), Hugo Sanches e a bailarina e coreógrafa Rute Mar. Quer dizer, "Cartas de Um Marinheiro", do Senhor Vadio, é uma constante viagem entre o seu passado e o seu presente, como se de um Marinheiro do Tempo — mais do que de um Marinheiro dos Oceanos --, se tratasse. Uma viagem que não precisa de sextante nem bússola ou sequer de relógio ou calendário. Basta ouvi-lo e ouvir os tempos que contém.

Os Outros Marinheiros
Diz José Flávio Martins sobre cada um dos outros marinheiros chamados a embarcar permanentemente nesta viagem do Senhor Vadio: «Começando pelas senhoras, na voz principal está a Flora Miranda, que tocou comigo nos Lúmen, fez já muitos concertos e é uma voz versátil que admiro muito. Foi também, há já alguns anos, uma das finalistas da "Operação Triunfo". Paulo Coelho de Castro é um percussionista muito versátil que também participa no CD com segundas vozes. Tocou comigo no projecto Ceia dos Monges, para além de partilhar comigo e com o Pedro Bruno Carreira a produção deste trabalho. Pedro Araújo é o guitarrista do Senhor Vadio, um executante exímio d e guitarra clássica e guitarra folk. É um dos elementos mais novos do Senhor Vadio, com uma diversidade musical fantástica. Carlos Pinto Pereira é o clarinetista do Senhor Vadio. Tocou comigo no projecto Ceia dos Monges. É o elemento com mais formação clássica e possui uma capacidade de improviso magnífica. André Barbosa é teclista e acordeonista, um multi-instrumentista com uma capacidade de execução fantástica. É também um elemento recente no Senhor Vadio».
E sobre aqueles que, não estando sempre no barco, o barco também conquistaram com o seu talento e a sua arte: «Os convidados são todos, sem excepção, músicos que ao longo destes anos se cruzaram comigo, de uma ou de outra forma, mais ou menos directamente. O João Gil esteve comigo nos "Filhos da Madrugada". Ele fazia parte da produção deste álbum de homenagem a José Afonso, editado em 1994, em que os Frei Fado d'El Rei interpretaram "Que Amor Não me Engana". Mais tarde, com o João Gil e o Jorge Fernando, participámos num CD chamado "Abraço a Moçambique", que tinha como objectivo ajudar o povo de Moçambique, vitima das cheias. A Diana Basto tocou comigo durante três anos no projecto Ceia dos Monges. O Manuel Rocha, da Brigada Victor Jara, esteve comigo nos "Filhos da Madrugada". A Helena Soares, que fez parte dos Vai de Roda, foi a acordeonista que mais me acompanhou ao longo destes anos, tocando comigo em Frei Fado d'El Rei, Roldana Folk e Lúmen. O Rodrigo Viterbo é um grande construtor de didgeridoos, já participou comigo em vários espectáculos e toca num dos temas do álbum. A Daniela Pinhel é uma oboísta fantástica que também já tinha feito alguns trabalhos comigo. O Hugo Sanches é um grande alaudista que já conheço há muitos anos e que dá um ambiente medieval de que tanto gosto. Finalmente, a Rute Mar, que é uma bailarina e professora de danças do mundo e que e dançou em vários concertos dos Lúmen, participou na coreografia do videoclip.

Carta a Carta:
l - "Disse-te Adeus e Sorri" - 2010, inédito. Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. Participação de Manuel Rocha (Brigada Victor Jara) e Helena Soares. (3:42)
2 - "Fado das Tranças" - 1998, Frei Fado d'El Rei (CD "Encanto da Lua). Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. Participação de Daniela Pinhel. (3:19)
3 - "Mar de Vultos" - 1997, Ceia dos Monges e, mais recentemente, nos Atlantihda - 2011. Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. Participação de Jorge Fernando. (4:38)
4 - "Por ti Menina" - 1998, Frei Fado d'El Rei (CD "Encanto da Lua". Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. (4:17)
5 - "Estrada de Palavras" - 2010, inédito. Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. Participação de João Gil. (4:28)
6 - "Ai se Eu Pudesse" - 2011, inédito. Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. Participação de Diana Basto. (5:18)
7 - "Quem Dera" - 2012, inédito. Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins e Paulo Coelho de Castro. Arranjos: Senhor Vadio. Participação de Rodrigo Viterbo e Hugo Sanches. (4:12)
8 - "Chalaça" - 2005, Roldana Fok (CD "Gincana"). Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. (4:27)
9 - "Memórias de um Trovador" - 1995, Frei Fado d'El Rei (CD "Danças no Tempo"). Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. (2:40)
10 - "Damas da Corte" - 1995, Frei Fado d'El Rei (CD "Danças no Tempo"). Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. (3:06)
11 - "Estrada do Teu Regresso" — 1997 em Ceia dos Monges e em 2011 pêlos Atlantihda. Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Arranjos: Senhor Vadio. (2:28)
12 - "Trova do Vento que Passa" - A única versão deste trabalho. Letra: Manuel Alegre. Música: António Portugal. (3:41)
13 - "Puros Olhos de Água" — Inédito gravado em 1998 pêlos Frei Fado d'El Rei, nunca antes editado (faixa-bónus). Letra: José Flávio Martins. Música: José Flávio Martins. Participação especial de Carla Lopes na voz. (4:37)

O disco é uma edição IPlay para 2013.
Foi gravado em Ponte da Barca, na aldeia de Entre-Ambos-Os-Rios, na Casa do Cruzeiro, entre 11 e 13 de Janeiro de 2013, no estúdio Progressões, no Porto, no estúdio ZipMix em Olhão, no estúdio do Conservatório e no Estúdio Prime Time (Oeiras).

https://www.facebook.com/SenhorVadio

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.