Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Os Vai de Roda surgiram em finais de 1978. A primeira apresentação ao vivo foi em Fevereiro de 1979.

No início da década de 80 formaram-se enquanto cooperativa étnico-cultural. Além da recolha e investigação passava também pela edição de textos e pela construção de instrumentos.

Em 1983 gravaram, nos estúdios da Rádio Triunfo, o disco "Vai de Roda". Nesta altura, o grupo era composto por treze músicos. Trata-se do primeiro disco em que entra a sanfona portuguesa. Nas gravações participaram Tentúgal, Abi, Agostinho Couto, Amílcar Sardinha, Carlos Adolfo, Fernando Carvalho, Gil, Isabel Leal, Nanda, Né Santelmo, Paula, Preciosa Branco, Raul e também Isabel Afonso, Mina, Zé Vitor.

O filme "Oh Que Calma", realizado em 1985 por Abi Feijo, tem banda sonora dos Vai de Roda. Começava aqui a frutuosa colaboração entre Abi Féijo e Tentúgal.

A cooperativa acabaria por terminar as suas actividades em 1986.Vai de Roda

O álbum "Terreiro das Bruxas" é editado em 1990. O disco inclui as faixas "Terreiro Das Bruxas", "Rosinha Vem-te Comigo", "Baile Das Mafarricas", "Realejo Sacabruxas", "Branles", "Ronda Dos Espanta Papões I", "Quadrilha (e viva a música)", "Credo", "La Vitorina", "São João", "Ronda Dos Espanta Papões II", "Sapatinho Rebatido / Polca" e "Ungaresca / Saltarelho". O disco é um dos nomeados para os Prémios José Afonso.

O disco "Polas Ondas", editado em 1996, está dividido em quatro partes distintas ("Terra de Lumieiras", "Terra de Vento Verde", "Terra de Urze" e "Terra de Sal"). O grupo era formado por Tentúgal, Abílio Santos, Cristina Martins, Helena Soares, Sérgio Ferreira, Eduardo Coelho e Jorge Lira. O disco venceu o Prémio José Afonso desse ano.

O álbum "Vai de Roda" é incluído na lista d' "Os Melhores Discos da Música Popular Portuguesa 1960-1997", uma edição Público/Fnac.

Em 2000, a celebrar 21 anos de actividade, o grupo anunciou a criação da Associação Cultural Bailadouro - Oficina Musical. A ideia da Bailadouro era funcionar como extensão pedagógica do projecto do grupo que visava a conservação e divulgação do património etno-cultural português.

(adaptado de http://www.terravista.pt/ancora/1395/Vai_de_roda.html e outros artigos)

DISCOGRAFIA

Vai de Roda (LP, Rádio Triunfo, 1983)
Terreiro das Bruxas (LP, UPAV/Mundo da Canção,1990)
Polas Ondas (CD, Alba, 1996)

NO RASTO DE...

Tentúgal fez a banda sonora de vários filmes da Filmógrafo como "Os Salteadores", "Fado Lusitano" e "Clandestino" de Abi Feijó e "Estória do gato e da Lua" de Pedro Serrazina, entre outros.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.