Já lá vão 15 anos desde que os muito activos Oratory gravaram a 1ª demo, intitulada “Enchantation”. Foi em Viana do Castelo e contou com o produtor Paulo Miranda. Esta era uma fase em que a banda dava alguns concertos regularmente e precisava urgentemente de um registo numa espécie de cartão de visita.
Curiosamente, esta não é a fase mais visível dos Oratory posteriores. Aqui ainda estavam na fase gótica, algo longe do power metal que levou a banda a editar dois álbuns em 15 países pela alemã Limb Music e a vender dezenas de milhar de exemplares. Aqui ainda nem sonhavam em tocar no Wacken Open Air ou no palco principal de Vilar de Mouros, abrindo uma noite que acabaria por terminar com Nightwish.
Esta demo abriu portas e uma delas foi a inclusão do tema “Satan Son” numa compilação “High Radiation” da Independent Records (que saiu com um erro tipográfico de identificação do tema). Foi com este tema que os ouvimos na Antena 3.
A banda era então constituída por Marco Alves (voz), Miguel Gomes (guitarra), José Arantes (guitarra), Marcos (baixo) e Pedro Cabral (bateria). Mais tarde, Pedro Cabral e José Arantes viriam a integrar os This Isn’t Luxury e outros projectos posteriores, sendo músicos fundamentais da década de ’90 em Barcelos. O Marco gravou o primeiro álbum antes de abandonar a banda e actualmente faz parte dos Waterland, juntamente com o Miguel.
A banda sofreu algumas transformações e o hype já conhecido, mas sobre isso falaremos noutra altura. Para já, fica aí a primeira demo. Esta “Enchantation” é actualmente uma demo livre, mas este registo que aqui trago é uma cópia directa do DAT e não da fita cassete, como a que circula livremente.
Temas de Enchantation:
Lado A:
1. Gothic (0:57)
2. Enchantation In The Dark Night (4:52)
3. Satan Son (4:45)
4. Illusion By Death (4:09)
Lado B:
5. First The Death And Then… (6:34)
6. Raining Blood (4:41)
7. System-anti-Devil-Hero (2:54)
8. Sleep Forever (4:45)