Entrevistas

Último Podcast (16 Nov 2024)

Podcast

Entrevista: Music In Low Frequenc.

Music In Low Frequencies

Entrevista com Tricycles

Tricycles

Entrevista com Melodraw

Melodraw

Entrevista com Damn Sessions

Entrevista com Damn Sessions

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Entrevistas

Os Music In Low Frequencies são o Sérgio, o Diogo e a Mariana e são de Braga. Foi na sua cidade natal, em plena sala de ensaios no estádio 1º de Maio, que o Sinfonias de Aço esteve à conversa com a banda, uns dias depois do concerto no Laurus Nobilis Music Fest, já que antes eles estavam concentrados na preparação do concerto, onde foi também apresentado ao público do festival o último "Catharsis", o disco da Raging Planet responsável pela curta viagem do Sinfonias de Aço à cidade vizinha. Não se pense, contudo, que a conversa se fica pelo novo disco.

"White Sharks Don't Eat Flowers" é o título do novo disco dos Tricycles, com selo da Lux Records, o segundo longa-duração da carreira, e o mote para uma primeira conversa com a banda sediada em Lisboa. Foi uma conversa entre a capital e Barcelos, à distância e via zoom, mas a música tem esta capacidade mágica de fazer as pessoas amigas e tornar a conversa informal. Os nossos interlocutores foram o João Taborda e o Afonso Almeida, os fundadores da banda, e a história até é longa, porque existe uma espécie de proto-Tricycles, nascido em Paris.

Para muitas pessoas foi uma grande surpresa neste 2024 e, muito provavelmente, para muitas outras ainda o vai ser. Para outros ainda, permanece uma espécie de mistério. Precisamente para pôr termo a isso, o Sinfonias de Aço pôs os pés ao caminho e rumou a Vila do Conde para falar com o autor do projecto, Pete Miles (Pedro Lima). E se havia algo por esclarecer, deixou de haver, porque ele conta rigorosamente tudo sobre este Dark Miles.

O Sinfonias de Aço esteve à conversa com os Melodraw, nomeadamente com o Miguel e o Filipe, numa conversa à distância, via zoom, a ligar Barcelos à freguesia da Achada, em Mafra. A dupla de músicos esteve mesmo no seu estúdio particular e há nesta conversa programada para rádio algumas referências visuais, já que a nosaa conferência foi em video. Os ouvintes vão aperceber-se disso mais à frente. O mote para a conversa era o disco "Erratic Wave", uma edição de autor deste ano que vamos conhecer em detalhe nesta animada conversa.

Os bracarenses Capela Mortuária abriram o último dia do mais recente SWR - Barroselas Metalfest, um festival onde eles ambicionavam tocar há já algum tempo. Também por isso, levaram este concerto muito a sério, não desiludindo o muito público amigo que os foi ver, mas também o público habitual do festival, sempre atento a todas as bandas e a todo o programa. Com o sentido de missão cumprido, a banda descomprimiu e desfrutou do resto do dia.

O Sinfonias de Aço voltou a falar com os Damn Sessions dois anos depois. Foi uma conversa à distância, de Barcelos para Loures, via zoom,  e desta feita os nossos interlocutores foram o Rogério, o Fred e o Mário. Na primeira entrevista, ainda disponível no site, ficámos a saber tudo sobre a origem da banda. Desta feita, concentramo-nos mais no fim de estrada do primeiro disco homónimo e no novo "El Impostor", à semelhança do primeiro uma edição da Raging Planet.

Os Waste Disposal Machine têm disco novo, de nome Chimaera. Por entre a data incialmente prevista para a edição do disco e a data em que a edição realmente ocorreu, falámos com o João Gonçalves, o vocalista da banda, aproveitando a visita a Barroselas, mas enquanto espectador do festival SWR. A banda oriunda de Torres Novas e Tomar tem assim novo longa-duração que sucede ao anterior Debris e pelo meio dos dois trabalhos, temos uma janela de tempo de exactamente uma década.

Os Cancro são um trio sediado na Grande Lisboa e composto por Tiago Lopes, José Penacho e Fábio Jevelim. O Fábio não pôde estar presente, mas o Sinfonias de Aço conversou à distância, via zoom, com o Tiago e o José, ou seja 2/3 da banda. "Influência Artificial" é o 2º e mais recente disco da banda, editado há sensívelmente 6 meses e que sucedeu ao álbum de estreia. No meio dos dois, há uma pandemia, como aconteceu com muita gente.

No passado dia 26 de abril os Analepsy voltaram a tocar em Barroselas, naquele que foi o 2º dos 3 dias principais da edição do SWR de 2024. Desta vez tiveram direito ao recinto maior do festival para a abertura do fim de tarde de sexta-feira. Dois anos depois da edição de "Quiescence", os Analepsy poderam finalmente apresentar o disco mais recente ao público do SWR, que respondeu à chamada. No final, banda e público pareciam satisfeitos e foi então altura de conversarmos com o guitarrista Marco Martins no SWR Café, no meio de uma boa fatia do público, e para que o ambiente de festival ficasse bem presente no registo.

O Francisco Silva é um músico do Grande Porto que há imenso tempo é conhecido pelo seu projecto Old Jerusalem. Já sabíamos que recentemente ele tem ainda o projecto Velho Homem com o barcelense Homem em Catarse, mas muitos foram apanhados de surpresa com o novo The June Carriers, até porque a surpresa foi a dobrar: com o surgimento de June Carriers, deu-se o anúncio do fim de Old Jerusalem.

Os Cobrafuma fecharam o dia zero do mais recente SWR Barroselas Metalfest, na noite de 24 para 25 de Abril. No fundo, trata-se do 1º dia, mais pequeno, só com um palco e que é também a data de apuramento da banda que representará Portugal no gigantesco Wacken Open Air, na Alemanha. Os Cobrafuma foram então a última banda da noite, mas já extra-concurso e com mais tempo até para celebrar a data que assinalava os 50 anos de liberdade.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.