Depois de ter sido entrevistado pelo realizador do documentário Heavy Metal Portugal, chegou a vez de inverter os pólos e ser o realizador do Sinfonias de Aço a entrevistar o autor do documentário, João Mendes. Foi por alturas do Natal e a meio caminho entre Barcelos e Santo Tirso. O João conta-nos literalmente tudo sobre este longo e muito demorado processo de materializar e colocar na rua este documento.
Aqui esclarecem-se algumas dúvidas, conhecemos os propósitos do autor em elaborar a obra, as dificuldades, os contratempos e os desafios que foram aparecendo e as possibilidades ainda em cima da mesa.
É uma entrevista ilustrada por faixas também elas históricas da cena mais pesada nacional. Para ouvir tudo, existe o player aí no fundo. Disponham e boa audição.
Aproveito para esclarecer que o programa Sinfonias de Aço é um programa de música moderna portuguesa e na música nacional está incluído o heavy metal, estilo que o programa acolhe desde a edição nº 1 a 7/11/1992. O programa reúne ainda uma das maiores colecções do país de demos e bootlegs, entre outras raridades da cena nacional, sendo que uma boa parte pertence ao heavy metal. Daí o convite lançado pelo João e aceite da minha parte. É uma honra figurar num documento ao lado de gente tão importante na música nacional e, acima de tudo, bons amigos.
Apresentação em Santo Tirso no Auditório Eurico de Melo
A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 5 de janeiro de 2019.