No passado dia 5 de setembro, o contrabaixista André Carvalho actuou em Braga, no museu Nogueira da Silva, para um concerto de apresentação do seu mais recente álbum, de nome "The Garden of Earthly Delights", inspirado no quadro triptico do pintor holandês Hyeronimus Bosch e que está exposto no Museu do Prado em Madrid. A residir em Nova Iorque há alguns anos, esta era uma oportunidade única de conversar com o André e por isso mesmo o Sinfonias de Aço rumou à cidade vizinha de Braga.
Ora, nada melhor do que efectuar uma entrevista ali mesmo ao lado dos jardins do museu. E foi lá mesmo que ficamos a saber do percurso musical deste músico de Lisboa licenciado em informática, actualmente a residir em Nova Iorque e que já passou pela cidade da música: Viena.
Mas não só: ficamos também a saber tudo do percurso do André em Nova Iorque e em particular deste novo álbum e do seu programa ou narrativa, em linguagem mais técnica. Em boa verdade, este é o tipo de disco que obedece a uma coisa que as bandas rock intitulam de conceptual. ""The Garden of Earthly Delights" é um disco de jazz... mas não só.
Neste entrevista revelam-se todos os segredos da concepção do disco, dos processos de gravação em Nova Iorque, da banda que o gravou e o apresenta ao vivo e da outra banda que o apresentou na digressão nacional. Sim, porque os músicos não são os mesmos. Está tudo desvendado nesta grande entrevista com o André.
Podem ouvir tudo imediatamente abaixo desta foto em Braga no dia do concerto. Vale a pena, acreditem.
A entrevista foi emitida na Rádio Barcelos a 2 de Setembro de 2019.