Os Peixe:Avião voltaram a Barcelos para mais um concerto e, no final, o Sinfonias de Aço voltou a falar com a banda de Braga, desta feita com o José Figueiredo e o Luis Fernandes.
Foi no Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB) e o concerto serviu de apresentação do 3º álbum, o homónimo "Peixe:Avião".
Ora, é sabido que este álbum marca uma viragem estética e artística da banda e, talvez por isso, foi o primeiro concerto da banda de Braga que o entrevistador viu a pé (até agora tinha sido sempre sentado).
Mas estivemos sentados na entrevista: foi num pequeno murete da sala enquanto a rapaziada desmontava o equipamento.
E por entre os ruídos produzidos pelos estivadores, lá fomos nós esfolando vivo o novo álbum dos Peixe:Avião. O que eu quero dizer é que se revela quase tudo sobre este disco, desde a ideia, ao método orgânico de de lhe dar forma e todos os outros detalhes.
Façam de conta que os Peixe:Avião se zangaram com o mundo e, sozinhos, fizeram um dos maiores discos de música nacional. Mas façam de conta só a zanga, porque o resto é para levar a sério.
Ora, todos os detelhes são revelados nesta entrevista onde - repito - o álbum é quase estripado. A entrevista não é gore, mas revela muito das entranhas do novo álbum.
Se fosse a vocês ouvia. É simples e não custa nada. Está aí no player mesmo em baixo. Se vocês se divertirem tanto como nós nos divertimos a fazê-la, já valeu a pena.
A entrevista foi emitida a 23 de Novembro de 2013.