Algo capaz de ser resolvido, criado, inventado. É esse o significado da palavra Devisable que dá título ao álbum de estreia de Peltzer, duo de música electrónica constituído por Rui Gaio e Cato Calado. Para trabalhar neste disco, escolheram Francisco Rebelo, um dos mais reputados músicos, produtores e arranjadores do nosso país.
"Devisable" foi gravado entre Setembro de 2013 e Abril de 2016 no estúdio Nascer do Som em Lisboa e conta com as participações especiais de Gomo, Anthony Patrick Pickering, Paulo Barreto, Lito Pedreira, Nuno Barreiro e Miguel Urbano. Mas, no essencial, o que se escuta ao longo de uma dezena de temas resulta do intenso trabalho da dupla Peltzer com o produtor Francisco Rebelo.
E esse terreno comum é o verdadeiro segredo de "Devisable": uma pop de recorte sofisticado, marcada por imagens líricas de alguma negritude, que não temem um certo pendor apocalíptico, abordando as grandes questões da nossa existência, o amor, a existência, a liberdade, a felicidade, a finitude, a ausência...
Musicalmente, combinam-se texturas eléctricas e electrónicas, um pulsar que atravessa décadas, dos anos 80 ao futuro, para se erguer até um plano mais intemporal. As canções combinam sempre uma certa vertigem por arranjos de solução pouco convencional com uma transparência melódica que as leva a instalarem-se confortavelmente nos nossos ouvidos.
As guitarras e os sintetizadores parecem vir todas de um mesmo lugar: o da imaginação de quem passou muitos anos a escutar com devoção o melhor que cada escola estética guardou para o futuro. Os dois músicos de Peltzer, obviamente, fazem música porque amam música. Fazem música porque tem que ser. Fazem música porque o silêncio é uma parábola que precisa de ser resolvida e porque os sons e as palavras que têm na cabeça podem resultar em criações próprias, em invenções de ritmo e harmonia, de textura e melodia, de pulsação que parece tanto resultar nos auscultadores como na pista de dança. É assim "Devisable".
O LP "Devisable" foi oficialmente lançado no dia 20 de Novembro de 2017.
Peltzer irá tocar no dia 27 de Janeiro de 2018, no Salgado Faz Anos Fest!, Maus-Hábitos, Porto.
http://peltzer.com.pt/
https://www.facebook.com/peltzer.music/
©2017 Peltzer
Todas as músicas compostas e interpretadas por Rui Gaio e Cato Calado
Produzido por Francisco Rebelo
Misturado por Artur David
Design e conceito gráfico por GonçAlves Co
1. Break Lance (3:35)
(bateria: Lito Pedreira)
2. Bspit in Bed (3:35)
3. Motion (3:33)
(baixo: Paulo Barreto; beats: Miguel Urbano)
4. NCF (4:19)
(baixo: Francisco Rebelo)
5. Free the Free (4.33)
(baixo e guitarra acústica: Francisco Rebelo)
6. Laminated Happy Feeling (3:37)
(voz: Gomo)
7. Quinado (4:08)
(voz: Nuno Barreiro)
8. Violette (4:28)
9. At this Time (4:08)
(beats e sfx: Francisco Rebelo)
10. Them (4:54)
(locução: Anthony Pickering)