Simultaneamente inspirados pela energia crua e indisciplinada do panorama underground britânico e pelas baladas românticas típicas dos anos 50 e 60, os Huggs nascem do contraste entre as melodias contagiantes do Duarte Queiroz na guitarra e voz e a irreverência punk e bateria pesada do Jantónio, quando os dois se conhecem por acaso num projecto de faculdade.
Ao vivo apresentam-se como power trio, contando para isso com a ajuda do Guilherme Correia (Ditch Days) que, depois de assistir a um ensaio, não só se encarregou do baixo como ajudou a produzir e completar as primeiras canções da banda.
Desta forma, Huggs imediatamente nos transporta para uma atmosfera tão suja, fria e insensível - impossível não lembrar a tão aclamada série Shameless - quanto quente e apaixonante.
“Take My Hand” é o single de apresentação da banda e foi retirado de um primeiro EP com edição marcada para o último trimestre de 2018, gravado pelo Gonçalo Formiga (dos Cave Story) no seu estúdio nas Caldas da Rainha e produzido pelo próprio em conjunto com a banda. O videoclip ficou a cargo do Manuel Casanova, que já trabalhou com bandas como Comeback Kid, Japandroids ou Hills Have Eyes.
Se “Take My Hand” e “Cocaine” serviram para apresentar os Huggs ao mundo, “Find Out”, o novo single da banda lisboeta, acompanha o lançamento do seu EP de estreia ‘Did I Cut These Too Short?’ e revela-nos ainda mais do imaginário do duo. Depois da balada garage rock que é “Take My Hand” e do indie punk acelerado de “Cocaine”, o novo single mostra-nos os Huggs a tocar de forma mais descomprometida e, pela primeira vez, a cantar sobre alguém que não eles próprios.
“Her clothes were dripping blood and she was laying on the floor” marca o tom para todo o EP, que tem tanto de sombrio e surreal como de alegre e introspectivo — contraste presente ao longo de todo o disco, desde as letras à sonoridade da banda. O videoclip ficou novamente a cargo do Manuel Casanova, que já trabalhou com a banda nos dois singles anteriores, e desvenda-nos mais de uma das personagens de “Take My Hand”, que assume desta vez o papel principal.
Os Huggs são:
Duarte Queiroz - Voz, Guitarra
Jantónio Nunes da Silva - Bateria
Guilherme Correia – Baixo
Facebook: www.facebook.com/freehuggssuck
Instagram: www.instagram.com/freehuggssuck
Bandcamp: www.freehuggssuck.bandcamp.com
1. Take My Hand (3:07)
2. I'll Be Alright (3:13)
3. Troubles (3:33)
4. Losing (3:14)
5. Find Out (4:40)
6. Cocaine (2:13)