Edições

Último Podcast (16 Nov 2024)

Podcast

Entrevista: Music In Low Frequenc.

Music In Low Frequencies

Entrevista com Tricycles

Tricycles

Entrevista com Melodraw

Melodraw

Entrevista com Damn Sessions

Entrevista com Damn Sessions

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Urso Bardo é uma banda instrumental formada em Lisboa em 2014. A sua música está profundamente enraizada em torno de melancolia e saudade, dois traços bem portugueses, combinando melodias lentas com guitarras distorcidas.
Com influências que vão desde Radiohead até Marc Ribot, a sua mistura particular de rock melódico tornou-os populares na cena musical underground lisboeta.
O seu primeiro disco (homónimo) foi lançado pela Raging Planet em Março de 2016, seguido de "Vida e Morte de D. Antónia" em Janeiro de 2019.

Urso Bardo (2016)
Road Trip por uma terra desconhecida: A banda sonora dos Urso Bardo
Já todos fomos putos. Todos tivemos - e temos - outros projectos, musicais e profissionais. Enquanto músicos, somos assombrados por uma nuvem de impaciência e urgência que só se dissipa a tocar canções.
Primeiro houve a sorte de nos encontrarmos; depois veio a surpresa maravilhosa de juntos, sermos capazes de viajar. Aventurámo-nos o mais longe que sabíamos. Procurámos transcender todas as - nossas - fronteiras e escolhemos sempre correr riscos.
Este é um disco sobre essa viagem. É a nossa própria banda sonora para uma road trip sem mapa, através de um território novo, que estranhamente, nos é muito familiar.
De Lisboa, somos os Urso Bardo. Tocamos música instrumental.

Vida e Morte de D. Antónia (2019)
Nesta sua segunda encarnação, os Urso Bardo voltam a costurar uma composição cuidada, capaz de contornar com elegância os cadafalsos da aridez ou da inconsequência. Por vezes o vagar de nuvens estendidas ao entardecer. Por vezes a noite já de ruas em câmara rápida. O discurso instrumental remete-nos para as casas e inflexões da interioridade, respondendo a um certo pendor contemplativo, porém inquieto, do sangue. Ao fundo vislumbramos a tela do espaço. E há searas rendidas ao sopro interpretativo do vento. Tormentas que são a grande preparação da chegada.
A vida e a morte inscritas no título são, no território sonoro que nos interpela, as duas forças em contenda. Se algo é construído, logo surge um corte a dizer que outra coisa havia aí afinal, que o que se erigiu está para ser desmanchado e que essa derrocada é o que conviria ver. E nós deixamo-nos levar, confiando nesses dois pés, um que avança, outro que calca. A terra queimada é uma terra viva. Encerra em si a história do fogo, a negra fulguração do que houve. Há sempre vestígios que podemos amealhar e, com eles, entregar-nos ao puro transe dos mundos possíveis. Mas é este mundo. O mundo de D. Antónia. O dia D.
(Vasco Gato)

Os Urso Bardo são:
Filipe Palha (guitarra eléctrica)
Ricardo Antunes (bateria e percussões)
Ricardo Canelas (baixo)
Tiago Pedroso (guitarra eléctrica e acústica)

http://ursobardo.com
https://www.facebook.com/ursobardo/
http://ursobardo.bandcamp.com/releases
http://www.ragingplanet.pt/

©2019 Raging Planet
Gravado nos estúdios Blacksheep, em Sintra, entre Maio e Agosto de 2018. Captado, misturado e masterizado por Bruno Xisto.
Temas "D. Antónia, "Tormenta", "Fusca" e "Dia D" compostos por Urso Bardo.
Temas "Ceifa", "Terra Queimada" e "Travessia" compostos por Tiago Pedroso.
Arranjos por Urso Bardo.
Coro em "Terra Queimada" por António Morgado, Fernando Santos, Hugo Silva e Nuno Raimundo.

1. D. Antónia (4:48)
2. Ceifa (4:24)
3. Terra Queimada (4:18)
4. Travessia (6:20)
5. Tormenta (5:11)
6. Fusca (4:24)
7. Dia D (7:53)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.