"Saloon" é o nome do segundo disco de originais dos Loosense editado dia 4 de Outubro de 2019. Este novo álbum quase que sabe a um novo começo para os rapazes de Setúbal e Lisboa.
Depois de editarem o seu primeiro disco "Doze" em Junho de 2018, a banda juntou à familia 5 novos elementos. O coletivo de agora 10 músicos representa tudo o que Loosense sempre sonhou ser. Desde o início que a premissa sempre foi juntar mais músicos à festa de maneira a encaminhar as composições e os arranjos para os sítios mais diversos e estimulantes possíveis. E foi isso mesmo que aconteceu.
"Saloon" é uma saborosa mistura de um largo espectro musical que começa sempre na teoria e conhecimento adquiridos do jazz mas que passa depois pelo que tiver que passar musicalmente. Temos synths hipnotizantes, guitarras aventureiras, sopros poderosíssimos, solos que nos levam a viajar, grooves cativantes assegurados por um trio de percussão, baixo e bateria deslumbrantes, há de tudo.
O nome do LP homenageia o espaço onde os rapazes ensaiam há já quase 5 anos. "Saloon" é o coração de Loosense, onde tudo acontece. Os nomes dos temas também celebram alguns dos clubes e sala de espetáculos por onde a banda já passou. Não será difícil identificá-los!
"Saloon" foi gravado tal como o seu antecessor no Estúdio Vale de Lobos em Sintra, nos dias 6 e 7 de Agosto de 2018, pelo técnico de sessão Pedro Vidal e o seu assistente Guilherme Vales. Os elementos da banda e Miguel Vilhena foram os produtores. Miguel Vilhena foi também o grande responsável pelas texturas e sonoridades do disco com a sua mistura enzímia feita no Estúdio Pontiaq em Lisboa. A masterização ficou encarregue a Pieter de Wagter nos EQquS Mastering Studios em Gooik na Bélgica. As músicas “Capitol I, II & III” foram escritas por Gonçalo Mahú, a “daBox” por Diogo Marrafa, a “Flamingo” e “Taifa” por João Completo e a “Tokyo” por Pedro Nobre e Gonçalo Mahú. Todos os temas tiveram o arranjo da banda. Marco Alonso toca um bonito solo com a sua guitarra flamenca no tema “Capitol II”. A capa e o design do disco físico foram feitos pelo nosso amigo e colega músico André Santos, também conhecido por AFTA 3000.
1º SINGLE “Taifa”
“Taifa” foi o primeiro single lançado do novo álbum dos Loosense. O vídeo foi realizado por Inês Pereira e contou com Miguel Tavares e Camila Vale nas câmeras.
A música, composta pelo baixista da banda João Completo, apresenta várias influências de diferentes estilos musicais sendo, por isso, o tema que melhor representa a essência de todo o disco. O nome refere-se a um dos espaços de eleição da banda, ao mítico bar de Setúbal “Taifa”, onde já atuaram diversas vezes.
2º SINGLE “Flamingo”
“Flamingo” é o segundo single do novo disco dos Loosense. O nome do tema celebra um concerto dado num bar em Tróia no verão de 2017, na altura foi o primeiro concerto do teclista Gonçalo Mahú. A composição é do baixista João Completo e o arranjo da banda. A versão original conta com um solo do trompetista Ivo Rodrigues.
O video foi feito por 4/10 da banda juntamente com o amigo Giovanni Girotto. A edição ficou a cargo do Pedro Nobre e da Inês Pereira. Este é o primeiro videoclip que a banda produz, no entanto o vídeo da sessão de estúdio está também no canal de YouTube dos Loosense.
3º SINGLE “daBox”
“daBox” é o novo single dos Loosense que celebra o lançamento do novo disco "Saloon". O single vem acompanhado de um videoclip criado pelas animações do multifacetado autor da música, Diogo Marrafa.
“O video de animação de "daBox" é uma viagem abstracta e “psicadélica” por paisagens dinâmicas que interagem com os instrumentos e que enquadram as diferentes partes da música em específicas paletes de cor e contextos, como se "daBox" fosse uma espécie de labirinto ou parque de diversões temático da música, que termina em explosões cromáticas e efeitos visuais.”
Diogo Marrafa
BIOGRAFIA
Tudo começou em 2014 numa garagem algures em Setúbal. Pedro Nobre e Diogo Costa, ambos amigos de liceu na altura, juntaram os seus gostos por ambientes instrumentais vindos da música clássica e do jazz e começaram a compor música juntos. Isto foi apenas o ponto de partida para o que se seguiria. Com a adição de mais músicos ao longo do caminho, o som da banda cresceu imenso tornando-se uma mistura entre os mais variados estilos musicais.
Com uma forte secção rítmica caracterizada pelos grooves do Funk, Latin, Hip-Hop, e ideias melódicas e harmónicas vindas do mundo do Jazz, Gospel e Soul, tudo culmina em vários momentos de improvisação que exploram a criatividade de cada músico.
A música de Loosense está constantemente a mudar e a evoluir, é uma viagem guiada pela vontade de criar momentos únicos que toma rumos inesperados num piscar de olhos.
Os Loosense são:
- Pedro Nobre (Bateria)
- João Completo (Baixo Elétrico, Sintetizador de Baixo)
- Iúri Oliveira (Percussão)
- Gonçalo Mahú (Piano, Rhodes, Clavinet, Sintetizadores, Hammond)
- Diogo Costa (Piano, Rhodes, Clavinet, Sintetizadores)
- Diogo Marrafa (Guitarra Elétrica)
- Rafael Gil (Guitarra Elétrica)
- José Zambujo (Saxofone Tenor, Clarinete)
- Rúben Silva (Saxofone Alto)
- Ivo Rodrigues (Trompete)
https://www.facebook.com/loosenseband/
https://www.instagram.com/loosenseband/
https://www.youtube.com/channel/UCO7L1JY4zty56TpmXmW5dgw
https://loosenseband.bandcamp.com/
1. Capitol I (4:25)
2. Capitol II (feat. Marco Alonso) (4:50)
3. Capitol III (2:00)
4. Flamingo (7:01)
5. daBox (4:47)
6. Tokyo (11:23)
7. Villain (8:32)
8. Taifa (9:07)