Este álbum começou por ser idealizado em período pandémico com troca de ficheiros audio pela net entre os vários músicos participantes. Mas as dificuldades, contratempos, falta de disponibilidade foram surgindo e a perspectiva de nada se concretizar surgiu no horizonte. Felizmente que caiu nas mãos de JPCavadas um MacBook Pro avariado. Uma simples limpeza permitiu usá-lo minimamente e iniciar a exploração das funcionalidades do Garage Band e, mais tarde, Logic Pro.
E foi nesse período de tempo que tudo foi feito usando o teclado MIDI ligado ao Mac e experimentando as fontes sonoras deste programa, misturando-as com os sons analógicos das guitarras e voz. Foi uma experiência desafiante para o músico e que permitiu finalizar, agora a solo, o álbum com a sonoridade única que JPCavadas nos oferece.
É o ano de conclusão de um trabalho fonográfico que se iniciou em 2020 com a distribuição do single "Menina" nas plataformas digitais. Seguiu-se o single "Beija" publicado no mês de Maio de 2022 e, finalmente, o álbum completo dado a conhecer no mês de Junho de 2022.
Os oito originais representam a nova sonoridade que mistura elementos acústicos, que identificam JPCavadas, e o ambiente mais electrónico como algo novo experienciado por este músico e compositor, fazendo deste álbum "Dois Mil e Vinte e Dois" uma contínua surpresa.
JPCavadas é um músico autor auto editado vindo de Cantanhede (Portugal), sócio da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), da AMAEI (Associação de Músicos e Artistas e Editoras Independentes), GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), AUDIOGEST (Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos), AMCC (Associação de Músicos do Concelho de Cantanhede) e ASMUSITEC (Associação de Músicos e Técnicos).
"Relaxe" foi o segundo álbum e que teve uma pré apresentação no espaço Mella's Boat, em Cantanhede, no dia 27 de outubro 2017. Apesar de ser um álbum a solo, nesse dia contou com a participação musical do acordeonista João Gentil, músico/compositor Francisco Saldanha, baixista Paulo Carvalho, o percussionista/baterista Vasco Faim e a cantora Christiana Marques. Um grande momento! Desde o dia 6 de julho de 2018 que as faixas se encontram disponibilizadas para streaming e download pelas plataformas. Também o primeiro álbum, com 1ª edição em CD no ano 2004, "Perfume da paz" da banda Nefelibatas, já se encontra no circuito de divulgação independente através das plataformas digitais.
Apesar dos dois trabalhos serem completamente diferentes, os mesmos representam duas fases criativas distintas que poderão ser usadas nos concertos ao vivo.
O Novo trabalho, "Dois Mil e Vinte e Dois" volta a evidenciar a diferença na carreira do músico.
https://www.jpcavadas.com/
https://www.facebook.com/jpcavadas
https://twitter.com/JPCavadas1
https://www.instagram.com/jpcavadas1
www.youtube.com/jpaulocavadas
©2022 JPCavadas
JPCavadas compôs e interpretou todos os temas. Produziu as faixas 1, 6, 7 e 8 e em co-produção, com Pedro Janela, as faixas 2, 4 e 5.
Pedro Janela editou, misturou e masterizou as faixas 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8.
Vasco Faim editou, misturou e masterizou e produziu a faixa 3 que contou igualmente com a participação do guitarrista João Toscano.
O trabalho gráfico é da autoria de Inês Cavadas.
1. Beija (3:35)
Poema de Isabel Curado
2. Só Um Pouco (3:22)
Poema de Vitor Sá
3. Menina (3:43)
Poema de Anabela França Pais
4. Já Não Posso Mais (3:52)
Poema de JPCavadas
5. Ilha (4:56)
Poema de Giacomo Frabrizio Lombardo
6. Eu Não Sabia Que Era Feliz (4:22)
Poema de Renato Cavadas
7. Esse Bicho de 7 Cabeças (3:33)
Poema de Susana Galveia
8. Deserto (2:42)