Os buracos, as intempéries, as tormentas e os declives. O sol, o renascer, o crescer e o viver.
A perfeição, a imperfeição, o efémero, o tempo e o valor das coisas.
Poderá viver o ser humano sem esta imensidão de sabores e sentidos? Poderá, claro, mas será sempre um ser vazio.
Moloch marca o regresso dos Moloch a estúdio. Com ele, um cocktail de sabores e texturas. Tal como aquilo a que chamamos viver na era descontrolada em que vivemos.
Este primeiro LP vinca um afastamento do trabalho anterior, Betta Splendens, pela necessidade intrínseca de se poderem ligar a outras sonoridades além do stoner/heavy psych.
Nele podemos sentir também punk, grunge, rock alternativo, garage, revolta e renascimento, poesia e prosa, num pano de fundo cheio de distorções, algum fuzz e muita densidade.
Moloch é um chegar a casa. Um aconchego e uma descoberta pura de uma identidade. A banda encontra a sua linguagem, sentindo um equilíbrio entre a melodia e o ruído, o caos e o silêncio. As letras, maioritariamente em português, fogem à etiqueta do "rock em americano" e mantém as referências, influências e homenagens (Glenn Branca, Vítor Silva Tavares, Guy Debord, Larry Law, Situacionistas, Begoña Paz), seja nos samples, seja em pormenores nas letras, cruzando literatura e música, e, de algum modo, demarcando uma posição enquanto projeto a um nível mais politizado,
em virtude dos tempos que se vivem.
O disco foi gravado em take direto, adicionando apenas pormenores, voz e segundas guitarras em pós-produção, com o intuito de manter não só a energia, tanto quanto o possível, dos concertos, mas, também, a humanidade (erros, espontaneidade - o momento -, mesmo que imperfeito). O "produto acabado" é uma ideia algo deprimente.
Gravado em Abril de 2024, Moloch tem captação, mistura e masterização por André Isidro. O disco saiur no dia 2 de Dezembro de 2024 com selo da Raging Planet. Foi apresentado na Feia, com um concerto nas Damas.
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BIOGRAFIA
Nascidos em 2014, os Moloch são uma amálgama sonora que vai do punk ao noise rock e ao psicadélico, na qual perfilam Luís Soares no baixo, André Martins (Skyllar, Thee Seizures) na bateria, João Silveira (Burgueses Famintos, Guida on Valium) na guitarra e voz e Tiago Ramires (ReignOverClouds, Rutta) nos sintetizadores.
Gostam do sonante e do dissonante. Do intenso, do denso e da forma genuína e orgânica da música. Já tocaram um pouco por todo o lado, de festivais — como o Reverence Valada, Zigurfest, Cartaxo Sessions ou Stonerator — a caves e clubes e, em Junho de 2017, lançaram o EP Betta Splendens. Passaram uma vez na rádio, de madrugada, mas o EP rodou na íntegra num bar fetichista em Tóquio.
©2024 Raging Planet (AS/RP418)
https://www.ragingplanet.pt/
Gravado em Lisboa em 2024
Produção: André Isidro
Captação, Mistura e masterização: André Isidro
Música: Moloch
Letras: João Silveira e Moloch, com excepção de "n.e.s.", a partir de "Spectacular Times" de Larry Law e "Nós, Nada", usado o poema homónimo de Begoña Paz (Caja de las Bestias / Caixa das Bestas, Baile del Sol, 2020); o texto da "Rádio" foi publicado originalmente na "Flanzine XXI - Futuro", Cabe Cave Associação Cultural, 2020; violoncelo ("Glenn B." e "Nós, Nada"): Francisco Silva; Capa: Rita Romão e Tiago Ramires; Raquel Silva (composição)
1. Au revoir, Betta Spendens (2:36)
2. Glenn (5:15)
3. A Que Arde (6:57)
4. Post Lux Tenebras (4:57)
5. Nervos (5:03)
6. N.E.S (7:54)
7. Eu, Máquina (7:05)
8. Nós, Nada (5:25)
9. Radio (10:57)