Os TORTO são três: Jorge Coelho na guitarra, Jorge Queijo na bateria e Miguel Ramos no baixo. Um trio de virtuosos que presta especial atenção à numerologia — Torto, o disco, foi gravado no dia 4 de Maio, em 4 horas, nos estúdios da Meifumado, com o apoio de Zé Nando Pimenta, que ficou, igualmente, a cargo da mistura e da masterização do álbum.
Composto por 5 canções, Torto são 33 min. de desafio aos cânones musicais. Todo o trabalho é free, com influências que vão do jazz ao rock instrumental, com a exploração de novos caminhos e linguagens musicais sempre presente. Frequentemente comparados a Tortoise, os Torto retratam, fielmente, aquilo que são ao vivo, neste registo. Daí que esta entidade sonora tenha optado por fazer o processo de gravação em simultâneo — os três membros a tocarem ao mesmo tempo, com mínimas edições posteriores. Torto é o primeiro longa-duração da banda, depois de, em Maio, terem editado uma serigrafia com código para download.
Naquilo que é uma libertação sem voz (mas com muitas palavras em formas de acordes), Torto mostra como se faz o elo perfeito entre 3 cúmplices: o baixo, a guitarra e a bateria.
Com data de lançamento a 4 de Novembro, via Lovers & Lollypops, Torto foi apresentado ao vivo a 1 de Novembro, no Passos Manuel, no Porto, e a 9 de Novembro, no Lounge, em Lisboa.
www.loversandlollypops.net
www.facebook.com/loversandlollypops
tortotorto.bandcamp.com
www.facebook.com/torto.3.torto
1. A Coisa Atrás (7:03)
2. Batata Quente (2:27)
3: Tigre (4:51)
4. Polvo Sereno (6:30)
5. Barcelos Com Coda (11:38)