Os Blackbird Prophet formram-se em 2011 em Vila Nova de Gaia e inicialmente eram três adolescentes em actividade exclusiva de estúdio, por não haver membros suficientes para uma formação completa. Enquanto banda, só eclodiram na Primavera de 2012. Ainda antes, em Fevereiro, lançaram a primeira demo, intitulada "Symbolic Introduction" e que vinha a ser gravada desde Outubro de 2011 no estúdio de Bruno Costa, um dos elementos dos Blackbird Prophet. Contudo, este trabalho nunca viria a ser integralmente lançado e apenas alguns temas avulso apareceram online.
Já no Outono de 2012, com uma formação finalmente estável, os Blackbird Prophet começaram a apresentar-se ao vivo em concertos na área do Grande Porto, tanto como banda de suporte como cabeça de cartaz.
Entre Julho e Agosto de 2013, a banda entrou nos estúdios Entreparedes para gravar o seu miniálbum de estreia. "Aetherea" foi lançado física e digitalmente a 11 de Janeiro de 2014. Desde então, a banda tocou em locais tão importantes como o Hard Club, várias FNAC's e no Optimus NOS Alive 14. Estão neste momento a preparar novos trabalhos.
Os Blackbird Prophet são:
Bruno Costa (voz guitarras e sintetizadores)
Daniel Pereira (guitarras e sintetizadores)
Cristiana Jesus (baixo e voz)
Pedro Castro (bateria)
Gravado e misturado por Paulo Pinto nos estúdios Entreparedes, no Porto, entre Junho e Setembro de 2013.
Produzido Por Blackbird Prophet e Paulo Pinto.
Capa e artwork por Cristiana Jesus e João Abade.
2. Astral (5:53)
3. Blackbird's Hymn (1:40)
4. Through Silence (5:55)
5. White Night (4:24)
6. Blackbird's Takeoff (1:55)
7. Ethereal (6:09)
8. Under Water (6:24)