André Barros estudava Direito e, no último ano começou, de forma autodidacta, a tocar piano. Depois de acabar o curso, resolveu apostar num novo rumo de ensino, a produção musical que o levou a rumar à Islândia para trabalhar alguns meses no Sundlaugin Studio (o tal estúdio que os Sigur Rós construÍram nas instalações de uma antiga piscina). Foi lá que privou com nomes como Olafur Arnalds e elementos de Múm, Amiina e Of Monsters & Men e o seu disco de estreia "Circustances" foi mesmo lá finalizado (mistura e masterização).
Entre o universo contemporâneo, o clássico e o de bandas sonoras, André Barros foi apontado pela revista Blitz como uma das principais esperanças nacionais para surpreender em 2014. Nesse ano compôs e interpretou música para cerca de dez filmes e uma coreografia de dança, colaborando com realizadores de países como Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha, Islândia e Espanha.
O novo disco "Soundtracks Vol.I" apresenta algumas das composições que André Barros compôs e gravou no passado ano de 2014 para diversas bandas sonoras e ainda o tema "Gambiarras" que conta com a colaboração (texto e voz) de Valter Hugo Mãe. É por lá que encontramos também os temas do filme "Our Father", de Linda Palmer (que tem Michael Gross - o pai de "Michael J Fox" em "Quem sai aos seus" - no papel principal), que já lhe renderam um galardão para melhor banda sonora no Los Angeles Independent Film Festival Awards e que, depois de ter alcançado boas críticas e alguns prémios em vários festivais, chega agora à edição de 2015 do Festival de Cannes.
“Soundtracks Vol. I” foi editado a 18 de Maio pela Omnichord Records.
Todos os temas e arranjos da autoria de André Barros, excepto "Between Waves", originalmente composto por Yuichiro Nakano e rearranjado por André Barros para a curta metragem "Between Waves". "Gambiarras" é um original de André Barros para piano e cordas. O poema é da autoria de Valter Hugo Mãe, escrito e recitado pelo próprio para este tema.
André Barros: piano
Joana Correia e Sofia Azevedo: violoncelos
Cátia Alexandra Santos: viola
Clara Gomes, Mariana Pinto e Sandra Escovar: violinos
Gravação, mistura e masterização: Jorge Barata
Gravado no Atlântico Blue Studios, Paço de Arcos, excepto faixas 2 e 6 gravadas no Timbuktu Studios, Lisboa
Foto de capa: Kasia Maas
Foto de contracapa: Ricardo Graça
Layout: João Diogo
1. Our Father (1:37)
2. The Passenger Who Never Left (2:19)
3. Babacar (4:06)
4. Flowers On Your Skin (2:21)
5. Love Theme (1:30)
6. Wounds of Waziristan (3:14)
7. Mémoires (1:59)
8. Lac Tanma (0:39)
9. Pallo (2:25)
10. Nandita (1:49)
11. Coeurs Courageaux (0:46)
12. Jared (2:42)
13. Quand Il Fait Noir (1:45)
14. Between Waves (1:47)
15. Le Jardin D'Ewald (1:57)
16. The Passenger Who Never Left (Solo Cello) (2:07)
17. Gambiarras (5:30)