Directório

Último Podcast (24 Dez 2024)

Podcast

Entrevista: Music In Low Frequenc.

Music In Low Frequencies

Entrevista com Tricycles

Tricycles

Entrevista com Melodraw

Melodraw

Entrevista com Damn Sessions

Entrevista com Damn Sessions

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Os bracarenses Rongwrong eram constituídos pela cantora Teota, pelo baixista Manuel Leite, pelo baterista Alberto Borges e pelos guitarristas José Salgado (o conhecido Zé dos Eclipses dos Mão Morta) e António Simões. 

Foram os vencedores do III Concurso MM do RRV. Como prémio gravam o máxi-single "Sombra Veloz". O disco, editado pela Dansa do Som, inclui os temas "Sombra Veloz", "O EnforRongwrongcado" e "Frenética Paixão".

Houve um ano de paragem e depois novos temas (com Jorge no lugar do Zé Salgado) como "Estranho Prazer", "Algum Bar", "Ronda das Horas" e "Sentidos".

Participaram na colectânea "À Sombra de Deus", de 1989, com o tema "Estranho Prazer" que tinha letra de Adolfo Luxúria Canibal.

Há ainda muita música que não chegou a ser divulgada e há a possibilidade de virem a retrabalhar e gravar, apenas para ficar gravado e para dar a conhecer a quem interessar.

DISCOGRAFIA

Sombra Veloz (Máxi, Dansa do Som, 1987)

Colectâneas

À Sombra de Deus - Braga 1988 (1989) - Estranho Prazer

COMENTÁRIOS

Também o grupo vencedor, Rongwrong, roça a originalidade, com Manuel Leite (baixo), António Simões e José Salgado (guitarras), Berto Borges (bateria) e Teota, a cantora terna e agressiva, a demonstrarem as virtudes culturais escondidas pela imagem de Braga. Falta a esta banda o que o outro grupo da cidade, Mão Morta, tem: paixão pelo risco. O prazer de tocar e estar em palco, característica das mais importantes para justificar a vitória no concurso, mostrando com a determinação do prazer a procura de soluções mais engenhosas que as sugeridas pelos modelos. Retiradas algumas hesitações, a crueza da música de Rongwrong, a sua dimensão dramática, acentuada principalmente nos quase choros e nos ângulos polidos de desespero da voz de Teota, pressente alguma inovação na música moderna portuguesa.
RUI MONTEIRO, A CAPITAL, 7 de Abril de 1986

NO RASTO DE...

Manuel Leite formou os Humpty Dumpty com Miguel Pedro. Participaram nas colectâneas "Realidade Virtual" (Fast Forward, 1991), com o tema "Introdução ao ritmo do Camartelo e da Betoneira" que tem a participação de Adolfo Luxúria Canibal, e em "À Sombra de Deus vol. 2" (BMG, 1994) com o tema "Lição" que teve a participação de Teota. Fizeram também, em 1994, a banda sonora da peça "Dámabrigo" encenada por José Wallenstein.

Manuel Leite e a sua esposa Teota continuam a gravar mas é apenas para consumo próprio. Manuel Leite é produtor de vídeo.

António Simões e José Salgado também continuam a fazer as suas coisas. Os antigos elementos continuam a manter contactos entre si.

António Simões tem uma página internet em http://bragatel.pt/ns001662/ com sons do grupo.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.