BIOGRAFIA
Maria Paula Monteiro nasceu em Lisboa no ano de 1959.
A partir de 1980, Paula Monteiro integrou várias formações musicais tendo trabalhado com nomes como António Emiliano, Ramon Galarza, Delfins e Sétima Legião e tido aulas de canto com Luís Madureira.
Era professora do ensino secundário (inglês e alemão) e deixou de dar aulas, durante cerca de um ano, para poder fazer outras coisas que gostava e experimentar outros mundos.
É assim que, em 1986, adopta o nome Spunky e lança o single "Latino-Americano" com produção de José Maria Côrte-Real. Para Manuel Falcão, director à data do jornal BLITZ, era uma "canção feita para dançar, explorando ritmos latinos, sem pretensões, mas com uma rara energia e simplicidade".
Ao mesmo tempo que promovia esse trabalho, Paula Monteiro colaborou com Fernando António dos Santos (ex-Beatnicks; ex-Da Vinci) no projecto Zanzibar que lançou o álbum "Terra de Ninguém".
Em Agosto de 1987 foi lançado o single "Boys And Girls", novamente com produção da Nice Tan Productions, e que voltava a apostar num registo bastante dançável.
DISCOGRAFIA
Latino Americano (remix)/Latino Americano (inst.)(Single, EMI, 1986)
Boys and Girls (Máxi, EMI, 1987)
Boys and Girls/Boys and Girls (Inst.) (Single, EMI, 1987)
NO RASTO DE...
Em 1991, Paula Monteiro e Pedro Chaves concorreram ao Festival da Canção com o tema "Sem Adeus" da dupla Marco Quelhas/Jan van Dijck.
Depois do seu regresso da Suécia, onde foi correspondente do programa "Discoteca" de Adelino Gonçalves e da revista TV Top, José Maria Côrte-Real (Nice Tan Productions) trabalhou na Valentim de Carvalho e produziu artistas como Ligia, Fighters Brigade e Spunky. Entretanto está durante alguns anos na RFM. No início da década de 90 lança um disco a solo e outro com o projecto Astronautas.