BIOGRAFIA
Os Mac Zac formaram-se, em Outubro de 1981, em Valadares (Gaia). O grupo de adolescentes cantava em português. No final de 1982, depois de dois concertos na Alemanha, mudam de nome para Tarantula. A sua primeira maqueta é gravada em 1983.
Participam em 15 de Dezembro de 1984 no Festival Heavy-Metal de Santo António dos Cavaleiros. Actuaram também os Xeque-Mate, Jarojupe, Valium, STS Paranoid, entre outros.
No ano seguinte, a formação do grupo muda totalmente mantendo-se apenas os irmãos Barros. Entram o vocalista Carlos Meinedo, o guitarrista João Wolf, o baixista José Baltazar e o teclista Paiva. No dia 10 de Outubro actuam pela primeira vez no Rock Rendez-Vous.
Em 1987, Carlos Meineido sai e os irmãos Barros assumem as vozes. O primeiro álbum, "Tarantula", é editado pela Transmédia. A primeira edição de 1000 cópias esgota em apenas duas semanas.
Em 1988, o vocalista Jorge Marques (ex-Web) entra para a banda. Paiva e João Wolf saem do grupo em 1989.
A Polygram edita, em 1990, o álbum "Kingdom of Lusitania". O disco, produzido por Luís Barros, foi gravado nos estúdios Rec´n´Roll. Na mesma altura o grupo inaugura a "Rock’n’School", escola de música vocacionada para o rock, onde os membros da banda leccionam. Segue-se a digressão "Lusitania Tour '90".
José Baltazar abandona a banda, em 1991, sendo substituído por Jorge Arménio.
Em Maio de 1993 é editado o álbum "Tarantula III". Este disco inclui versões de "Smoke On The Water" (Deep Purple) e "A Hard Day´s Night" (dos Beatles).
Em 1994, o baixista José Aguiar (ex-Roxigénio e ex-Go Graal Blues band) entra para o lugar de Jorge Arménio.
"Freedom ' s Call", o quarto trabalho de longa duração dos Tarantula, foi lançado, em Outubro de 1995, pela Numérica.
Em Agosto de 1997 assinalaram o 15.º aniversário do grupo, no Porto, num espectáculo com 15 mil pessoas. O grupo convidou 27 músicos que compartilharam o palco numa noite memorável.
Em 1998, Paulo Barros edita o seu primeiro álbum a solo, "Vintage", que é lançado pela Tornado. O grupo assina contrato com a editora germânica AFM Records.
Em Janeiro de 1999 é editado o álbum "Light Beyond The Dark". O grupo faz as primeiras partes dos concertos dos Deep Purple (no Porto e em Lisboa) e dos Stratovarius. Actuam no Baad Laasphe Festival, em Frankfurt, e no Felix Rock Festival, em Vigo.
Participam no single "People Are People" dos Squeezer, ao lado de nomes como Helloween, Rage e Voice, cujos lucros revertem a favor de uma associação de caridade.
O álbum "Dream Maker", com produção de Tommy Newton, é editado em Novembro de 2000.
Em Outubro de 2001 é editada a compilação "20 anos de Tarantula - Tributo" que inclui 34 bandas (das quais três brasileiras) que interpretam versões de temas do grupo.
Em 2003 é editado o segundo álbum a solo de Paulo Barros.
FORMAÇÃO
PAULO BARROS (guitarra)
JORGE MARQUES (voz)
LUÍS BARROS (bateria)
JOSÉ AGUIAR (baixo)
DISCOGRAFIA
Tarantula (LP, Transmédia, 1987)
Kingdom of Lusitania (LP, Polygram, 1990)
Tarantula III (CD, Numérica, 1993)
Freedom's Call (CD, Numérica, 1995)
Light Beyond The Dark (CD, AFM, 1999)
Dream Maker (CD, AFM, 2000)
Colectâneas
Ritual Rock I (1995) - Power Tower
Ritual Rock III (1997) - Intro / Freedom's Call / End of Rainbow
COMENTÁRIOS
Tudo reside no extremo gosto pelo que fazemos, no nosso querer, nos fãs que servem de meio de divulgação, na sorte que nos tem acompanhado. No nosso país a arte é tão maltratada que, se não fosse o nosso espírito de missão, já não estaríamos aqui. Não é uma questão política mas cultural e de mentalidades. Já pensámos acabar várias vezes, tivemos grandes decepções, esperámos 18 anos para fazer a primeira parte de um grande grupo... T/JN
NO RASTO DE...
Jorge Marques é um reconhecido artista plástico. Ganhou vários prémios e expôs as suas obras em diversas galerias.
O grupo formou a Rock'n'School e os Rec'n'Roll Studios. Ensinaram mais de mil jovens a tocar e a cantar.