BIOGRAFIA
Tó Leal nasceu em Lisboa em 1959. Em 1974, ainda muito jovem, entra para vocalista dos Beatnicks conjuntamente com Helena Águas. Esteve no grupo até 1982 tendo gravado três singles e um LP ("Aspectos Humanos" em 1981).
Colabora com vários nomes. Em 1986 fez os coros do disco "Terra Prometida" de Lena d'Água.
Foi um dos concorrentes ao Prémio Nacional de Música, realizado em 1988, mas o tema não é apurado para a final. Nesse ano participa no Festival RTP da Canção com "Encontro Imediato", uma das cinco composições encomendadas pela RTP. Os dois singles, lançados nesta fase, foram gravados com Luís Pedro Fonseca.
Passa a dedicar-se à música a tempo inteiro não só como músico de estúdio mas principalmente como cantor a solo.
É um dos cantores residentes do programa "Regresso ao Passado" da RTP.
Em 1991 juntou-se a Gustavo Sequeira para o duo T+Gus que concorreu ao Festival RTP da Canção desse ano com um tema da autoria de Jorge Quintela e José da Ponte, numa produção da Namouche.
Participa nas eliminatórias do Festival RTP da canção de 1993 com "Momentos".
O álbum "Aqui Já Não Dá" é editado pela Ovação. O disco inclui os temas "Aqui Já Não Dá", "Apenas Um Pouco Paranóico", "As Pedras", "Locomotiva Do Mundo", "Momentos", "Sinceridade", " Canção Do Desassossego", "Major Alvega", "Ainda Te Quero" e "Há Capelas".
Um novo álbum, "O Mundo É Todo Aqui", é lançado no início de 1994. Fernando Girão foi quem escreveu, compôs, arranjou e produziu as canções. Inclui os temas "Salto No Vazio", "Luz Fugaz", "Coração Africano", "Uma Porta No Muro","Aprender A Viver","O Mundo É Todo Aqui", "Se Tiver Que Ser", "A Noite do Avião", "Os Soldados" e "Cowboy".
Participou no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar (Chile), realizado entre 16 e 21 de Fevereiro de 1994, com o tema "Sabor de Mar" da autoria de Eduardo Paes Mamede (música) e Viriato Teles (letra). Portugal foi um dos onze seleccionados entre 39 países.
O disco "Segredos" inclui os temas "Contigo Aprendi", "Você É Linda", "Minha Namorada", "Sentimental Demais", "O Que É Amar", "Caminhos Cruzados", "Eu Sei Que Vou-Te Amar", "Que Queres Tu De Mim", "Só Louco","Lua E Estrela", "As Rosas Não Falam", "Chuvas De Verão" e "A Rita".
Com "Eu, Mesmo", da autoria de Paco Bandeira e Francisco Rodrigues, participa no Festival RTP da Canção de 1996.
Regressa ao Festival RTP da Canção em 1999 para interpretar "Sete Anos, Sete Dias" de José Fanha e Eduardo Paes Mamede.
Forma o grupo Veludo conjuntamente com o actor Carlos Paulo e com o guitarrista Carlos Pires. O álbum "Caos da Estalagem da Borboleta" é editado em 2000.
Ao longo da sua carreira trabalhou com artistas como Rui Veloso, Lena d´Água ou Fernando Pereira. Nos últimos anos tem colaborado nas produções musicais de Filipe La Féria.
DISCOGRAFIA
Ama-me Com Feeling/Minha Loucura(Single, CBS, 1987)
Por Te Querer Assim/Outro Lugar (Single, MBP, 1988)
Céu Claro/Noite e Dia (Single, MBP, 1988)
Aqui Já Não Dá (CD, Ovação, 1992)
O Mundo É Todo Aqui (CD, Movieplay, 1994)
Segredos (CD, Movieplay, 1994)
COMENTÁRIOS
Tudo aquilo que consegui na minha vida profissional foi à custa do meu talento e do meu trabalho. Nunca ninguém me deu nada. Acho que a grande virtude está em saber aproveitar as oportunidades que nos dão. Eu tento não desaproveitá-las. Porque se não as soubermos aproveitar a tempo, perdemos. Penso ser esta a milha melhor virtude. (TL/1994)
NO RASTO DE...
António Leal (Tó Leal) participou como actor em várias produções de Filipe La Féria. No musical "Amália" desempenhou o papel de Alain Oulman. É também director musical dos espectáculos de La Féria.