BIOGRAFIA
Os Vai de Roda surgiram em finais de 1978. A primeira apresentação ao vivo foi em Fevereiro de 1979.
No início da década de 80 formaram-se enquanto cooperativa étnico-cultural. Além da recolha e investigação passava também pela edição de textos e pela construção de instrumentos.
Em 1983 gravaram, nos estúdios da Rádio Triunfo, o disco "Vai de Roda". Nesta altura, o grupo era composto por treze músicos. Trata-se do primeiro disco em que entra a sanfona portuguesa. Nas gravações participaram Tentúgal, Abi, Agostinho Couto, Amílcar Sardinha, Carlos Adolfo, Fernando Carvalho, Gil, Isabel Leal, Nanda, Né Santelmo, Paula, Preciosa Branco, Raul e também Isabel Afonso, Mina, Zé Vitor.
O filme "Oh Que Calma", realizado em 1985 por Abi Feijo, tem banda sonora dos Vai de Roda. Começava aqui a frutuosa colaboração entre Abi Féijo e Tentúgal.
A cooperativa acabaria por terminar as suas actividades em 1986.
O álbum "Terreiro das Bruxas" é editado em 1990. O disco inclui as faixas "Terreiro Das Bruxas", "Rosinha Vem-te Comigo", "Baile Das Mafarricas", "Realejo Sacabruxas", "Branles", "Ronda Dos Espanta Papões I", "Quadrilha (e viva a música)", "Credo", "La Vitorina", "São João", "Ronda Dos Espanta Papões II", "Sapatinho Rebatido / Polca" e "Ungaresca / Saltarelho". O disco é um dos nomeados para os Prémios José Afonso.
O disco "Polas Ondas", editado em 1996, está dividido em quatro partes distintas ("Terra de Lumieiras", "Terra de Vento Verde", "Terra de Urze" e "Terra de Sal"). O grupo era formado por Tentúgal, Abílio Santos, Cristina Martins, Helena Soares, Sérgio Ferreira, Eduardo Coelho e Jorge Lira. O disco venceu o Prémio José Afonso desse ano.
O álbum "Vai de Roda" é incluído na lista d' "Os Melhores Discos da Música Popular Portuguesa 1960-1997", uma edição Público/Fnac.
Em 2000, a celebrar 21 anos de actividade, o grupo anunciou a criação da Associação Cultural Bailadouro - Oficina Musical. A ideia da Bailadouro era funcionar como extensão pedagógica do projecto do grupo que visava a conservação e divulgação do património etno-cultural português.
(adaptado de http://www.terravista.pt/ancora/1395/Vai_de_roda.html e outros artigos)
DISCOGRAFIA
Vai de Roda (LP, Rádio Triunfo, 1983)
Terreiro das Bruxas (LP, UPAV/Mundo da Canção,1990)
Polas Ondas (CD, Alba, 1996)
NO RASTO DE...
Tentúgal fez a banda sonora de vários filmes da Filmógrafo como "Os Salteadores", "Fado Lusitano" e "Clandestino" de Abi Feijó e "Estória do gato e da Lua" de Pedro Serrazina, entre outros.