FACADAS NA NOITE é uma editora. Independente. O início das suas actividades data de Agosto de 1988. Braga. Os seus projectos são muitos e prometedores mas o seu catálogo também já está bem recheado. Editam só em cassete, e isto não lhe retira o mérito. Antes pelo contrário. As capas mostram empenho gráfico, as cassetes são condicionadas em embalagens video e acompanhadas por livrinhos explicativos. Profissional. Uma editora não desmerece por usar como suporte fitas magnéticas - dê-se uma olhada ao catálogo da ROIR, por exemplo.
Quanto às áreas abrangidas, FACADAS NA NOITE não faz concessões, auto-define-se como um «um projecto global que visa a edição de um estilo de música rotulado de 'radical'. Marginal. Porém a sua difusão estende-se já ao estrangeiro(1): em França a distribuição é assegurada pela Front de l'Est e em Espanha pela Musica de Regimen, além de serem mantidos contactos com projectos espanhóis, belgas, ingles, norte-americanos e outros, não só de de produção musical mas também editorial. Internacional.
Em Portugal, a distribuição é feita essencialmente por via postal, se bem que algumas discotecas de Lisboa e Porto possam já dispor de alguns lançamentos. Não são aceites pedidos à cobrança devendo os pagamentos ser feito em notas de banco, em vale postal ou ainda em cheque passado em nome de Jorge Pereira. De cada edição da FACADAS NA NOITE são feitos 50 + 50 exemplares, todos eles numerados e ao preço de 700 escudos cada. Os pedidos devem ser enviados a FACADAS NA NOITE, Apartado 1058, 4700 Braga, sabendo que deverão demorar cerca de uma semana para serem atendidos e que os superiores a cinco unidades beneficiarão de um desconto de 20 por cento.
(...)
Pois é! FACADAS NA NOITE é uma iniciativa importante que no contexto nacional se revela totalmente inovadora e original. Não pode ser esquecida e para isso não precisa sequer de apelar à honestidade do seu trabalho. A sua qualidade chega. BLITZ tem prazer em divulgar qualquer iniciativa com qualidade. Desde o príncipio.
MIGUEL FRANCISCO CADETE, BLITZ, 01.08.1989
(1) Também houve distribuição na Alemanha via Tesco
As actividades desenvolvidas pelo colectivo, formado em Abril de 1988, passavam pela rádio (programas como "Facadas" e "Sangue Violeta"), o fanzine "Die Neue Sonne" e a edição musical e independente.
-- EDIÇÕES --
-- 13 cassetes e uma edição em vinil (250+250) --
FNN001 - H.I.S.T. - «The Greatest Hist»
FNN002 - Compilação Internacional - «13 Incisões»
FNN003 - Jardim do Enforcado - «Onde os Caixões Brotam Como Flores...»
FNN004 - Hospital Psiquiátrico - «1º electrochoque»
FNN005 - Compilação Nacional - «Insónia»
FNN006 - L'Ego Hist - «Biologia»
- Hazdam - «1988»
- L'Ego - «Duchamp»
(...)
EP em vinil (250+250), editado em colaboração com a editora Grabaciones Góticas, que incluía temas dos portugueses Hist e Rua do Gin.
7"EP, 1990 - Hist - Rua do Gin - Los Humillados - Barbie Lovers.
«Correu muito mal pois as masters foram roubadas nos correios. Acho que foi o princípio do fim.» JP
---------------------------
«INSÓNIA» - compilação com 22 temas / 13 projectos
(FNN 005) - SET.1989
Submissão / Sinhueta - De Profundis
Vorwarts! / Delirium - H.I.S.T
Muscles & Hardwork - Product
Flying Tota / Gárgula - RU486
Guerra e Paz / Sound's Like Noise - Hazdam
666 Estranho Sentimento / Lâminas Loucas - Jardim do Enforcado
Auschwitz / Carros de Combate - Centro de Pesquisas Ruído Branco
Passagem Pelo Meu Corpo / Piano Improvisação - Hospital Psiquiátrico
Biologia 1 / Rumo Rumo - L'Ego
In Location / EblAIA - Hesskhè Yadalanah
NOVO Estado NOVO - Ik Mux
4 Vezes Fora - Eru Eu Wau Wau
Sbrojna - Nihil Aut Mors