Barcelos Rock City

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Para recordar e reactivar a secção "Barcelos Rock City" aqui no estabelecimento, proponho hoje recordarmos um concerto dos hard rockers Shamans Of Rock no Kastru's Bar (Forjães, Esposende) a 31 de Janeiro de 2009.

Não estou aqui para enganar ninguém: o som não é o melhor. Longe disso. Não significa, contudo, que esteja uma amálgama inaudível. Longe disso também. O problema é que a sala era muito pequena e em locais pequenos onde o backline assume mais protagonismo, o som da mesa de mistura tem de se conter um bocado em algumas vias. Assim, o que aqui foi registado era o que estava no output da mesa de mistura. Na sala o som estava francamente melhor. Neste há o habitual em registos na mesa de salas pequenas: coisas desiquilibradas, uns instrumentos mais altos e outros mais baixos. Mesmo assim, melhorou-se um bocadito para minimizar as coisas. Se se ouve? Claro que sim, senão isto não vinha para aqui. E boas audições.

Para conhecerem melhor a banda, reproduzo depois das fotos uma entrevista efectuada pelo Pedro Luís Silva.

O ficheiro de audio tem 105MB e está em mp3 a 320K.
Fonte: mesa de mistura.
Suporte: Minidisc.

Shamans Of Rock

O alinhamento do concerto foi o seguinte:

1. Live For Rock'n'Roll (5:09)
2. Rise And Fall (4:02)
3. Gypsy Woman (4:22)
4. Life Is Hard (4:34)
5. Dive Into The Fireball (3:09)
6. Ready To Go (8:00)
7. Angel Cry (2:45)
8. Rock & Roll (3:51)
9. Burn (Deep Purple) (5:09)
10. Are You Ready To R'n'R (2:38)



Shamans Of Rock Shamans Of Rock
Shamans Of Rock Shamans Of Rock

Entrevista efectuada por Pedro Luís Silva:

Os Shamans of Rock formaram-se em 2005 com elementos de Rendimento Mínimo e Karandiru, praticando desde logo um pujante hard-rock herdeiro da década de 70. Depois da maqueta gravada em 2007, Ricardo Reis (guitarra e voz), Bruno Leite (guitarra e voz) e Óscar Sousa (bateria) lançaram este ano o álbum de estreia, “Dive Into The Fireball”, que contou com a participação do guitarrista italiano Stefano Ferrari. Agora, de volta ao formato power trio, o rock’n roll não pára. “Siga para a frente!”.

Contem-nos resumidamente como começaram os Shamans of Rock.

Bruno Leite: Começámos numa altura em que eu tocava nos Karandiru e o Ricardo tinha saído dos Rendimento Mínimo há pouco tempo. Começámos a dar uns toques para curtir, depois investimos mais no grupo. Com o Óscar, que também estava nos Rendimento Mínimo, continuámos a tocar até hoje.

Desde o primeiro concerto, em 2006, até à edição do “Dive Into The Fireball”, levaram cinco anos. Porquê este tempo todo de espera?

Ricardo Reis: Houve vários aspectos… Queríamos introduzir mais um elemento na banda. Procurámos vários guitarristas e nunca conseguimos ninguém fixo, ou porque as pessoas não tinham disponibilidade, ou porque não havia aquela química entre todos, e as coisas foram-se prolongado até há pouco tempo.

Que foi quando encontraram o Stefano Ferrari, que gravou o álbum convosco. Ele surge no grupo por intermédio do Bruno, não é?

BL: Sim, conheci-o no Porto. Tocávamos juntos nos Barrabaz Blues Band. Não era nada sério, mas ainda chegámos a dar alguns concertos. O Stefano é italiano e esteve cá um ano a estudar através do programa Erasmus. Um dia, disse-lhe: vamos ali a Barcelos, à terra do rock’n roll, dar uns toques. Quando ele chegou cá, adorou e encontrou aquilo que queria fazer. Hoje em dia até vem de Itália para tocar connosco, porque gosta de tocar nos Shamans of Rock, gosta de Portugal e gosta de Barcelos.

Mas o Stefano já não faz parte da banda…

RR: Ele está em Itália. Teve que voltar para o país dele e nós tivemos que ficar outra vez os três. Mas não é nada que não se resolva. Continuamos os três e siga para a frente!

Vocês gravaram com o José Arantes [já trabalhou com Green Machine, peixe:avião, entre outros]. Como correu o processo de gravação?

RR: Foi porreiro. Como a gente já o conhecia, tornou as coisas muito mais fáceis a nível de expores as ideias, para ambas as partes.

Lançaram o disco em edição de autor por opção?

RR: Nem sequer andámos à procura de quem o editasse…

E a distribuição como é que está a ser feita?

BL: Para já, temos os discos à venda na Louie Louie, no Porto, e no café do Tio Álvaro, em Barcelos. Mas, entretanto, vamos colocá-los em mais lojas.

 

“NÃO TEMOS A OBRIGATORIEDADE DE CANTAR EM PORTUGUÊS OU EM INGLÊS, É O QUE SURGIR”

Já têm tido feedback?

BL: Sim, temos recebido algumas críticas, e até agora foram boas. Se bem que ainda não distribuímos bem os discos, quando o tivermos feito poderemos ter uma percepção melhor da reacção das pessoas.

Têm concertos marcados para promover o álbum?

RR: Vamos começar entretanto a marcar concertos. Temos que ver de todos, por causa da vida pessoal e profissional de cada um, e a partir daí vamos começar a marcar datas.

O vosso som é bastante influenciado pelas bandas dos anos 70, como Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, etc… O rótulo de hard-rock retro ou revisionista incomoda-vos?

Óscar Sousa: Não me incomoda, mas as coisas não podem ser só marcadas dessa forma, porque, apesar de soarmos muito a hard-rock, não somos só hard rock e tocámos muita outra coisa.

RR: Sentes o blues também, mas claro que o hard-rock foi buscar esses campos do blues e do rock… Sinceramente, não me incomoda, mas também não me diz nada. Eu gosto de música, não me interessam os géneros. Desde que a melodia me entre na cabeça e me mexa com o sistema nervoso, é o que interessa.

Em Barcelos já se sabe que há muitas bandas, mas está agora a surgir uma nova vaga de grupos com pessoal bastante novo, e alguns deles, como os The BrainScape, reclamam a influência de Shamans of Rock. Isso deixa-vos orgulhosos?

BL: Claro que sim, é bom. Eu também sempre tive influência das bandas de Barcelos, inevitavelmente. Se calhar, se não as tivesse é que era anormal. Se nasci numa cidade onde existe música tenho que aproveitar o que há. Seja música ou outra arte.

OS: Claro que é sempre bom sermos reconhecidos por outros. Se as pessoas gostarem daquilo que fazes, é sinal de que não é feito ao acaso.

Vocês já tinham a “Rock’n Roll”, que gravaram na maqueta de 2007, cantada em português, e agora introduziram no álbum uma outra canção – “Homem Vai” – na nossa língua. Essa tendência para cantar em português pensam segui-la mais vezes? 

RR: Não há nenhum obstáculo em cantar em português. Por norma, as coisas fluem naturalmente. Trabalha-se um tema e instintivamente vem alguma coisa à cabeça. Não temos a obrigatoriedade de cantar em português ou em inglês, é o que surgir.

OS: Eu, pessoalmente, prefiro o português. Acho que devemos usar a nossa língua. Se estás a tocar e queres transmitir uma mensagem, é na tua língua que o deves fazer. Mas é a minha ideia, não quer dizer que não goste de tocar canções em inglês. Mais importante do que a língua que usas é que o que fazes te soe bem. Agora, claro que é muito mais fácil fazer uma letra em inglês do que em português, porque podes dizer merda para a frente e aquilo sai sempre bem.

Entrevista publicada na edição #2 do jornal Rock Rola em Barcelos de Outubro de 2011.






 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.