Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Oriundos de Sintra, os Romanças foram um dos grupos mais importantes do movimento Folk português, ao lado de outros como os Vai de Roda ou a Brigada Victor Jara.

O grupo formou-se em 1986 e era constituído por Pedro D'Orey (Guitarra), Fernando Pereira (Braguesa e Voz), José Barros (Cavaquinho, Braguesa, Bandolim e Voz) e João Ramos (Violino e Flauta), todos músicos com larga experiência em outros projectos ligados à música tradicional e não só.

RomançasEm 1988 publicam o seu primeiro disco intitulado "Romanças", que tem como tema mais conhecido "Salsa Verde". Este trabalho denota já,no grupo, uma tentativa de fugir a um certo convencionalismo instalado em outros grupos do género. Não é um grupo que se limita a recriar a música tradicional, mas avança para composições próprias; embora influenciados pela música tradicional (mas, também, com o assumir de várias influências da Folk europeia, sobretudo irlandesa).

Em 1991 lançam o seu segundo trabalho de longa duração com o título "Monte da Lua". Neste disco é já mais visível o esforço dos Romanças em sair do espartilho a que alguns grupos desta área se sujeitam.

Em "Monte da Lua" estão temas como "Salsaparilha", "Trigueirinha", "Monte da Lua", "Xula" e vários tradicionais como "Homem Rico", "Saias de S.João" e "D.Varão".

A banda faz vários espectáculos por Portugal e, inclusivamente tournées pela França e pela Irlanda, tocando com alguns dos grandes nomes da cena Folk europeia, apesar de os seus elementos nunca se terem profissionalizado, verdadeiramente, na música, com excepção de Barros.

Por divergências internas José Barros abandona a banda e vai para uma das formações da Ronda dos Quatro Caminhos, ao mesmo tempo que João Ramos começa a acompanhar os Quadrilha em espectáculos ao vivo, banda da qual será, depois, membro efectivo.

Quase dados como extintos, os Romanças lançarão, ainda um terceiro álbum intitulado "Azuldesejo" em que colaboram José Salgueiro (ex-Trovante), Fernando Molina, João Luís Lobo e José Carias.

Para além de alguns tradicionais como "Mineta" ou "Janeiradas" e uma super-versão de "Vindimas", há um instrumental de "Mulher da Erva" de José Afonso, e temas dos membros da banda como "Fim do Dia", "As Vozes do Mundo" e "Soredemo", com o refrão cantado em japonês por um coro de que faz parte Hiroshi Umezaki. O grupo evoluiu e passou a incorporar a "World Music" no seu repertório.

Mas, o fim da banda estaria para breve. Fernando Pereira fica como gerente da "Taberna dos Trovadores", em Sintra e, junto com Salgueiro, Ramos e D'Orey ainda gravará um disco sob o nome Real Companhia. José Barros forma, entretanto, os Navegante, que num registo mais leve e ligeiro vão levando a música tradicional e Folk por esse país. João Ramos sai da Quadrilha, mas toca, ocasionalmente; com esta banda em espectáculos especiais.

Não se pode dizer que a música dos Romanças fosse uma música popularizada, mas era uma música bem popular.

O fim dos Romanças foi um duro golpe nos apreciadores de música portuguesa de elevada qualidade, mas, como diz o outro... é a vida!

ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA

DISCOGRAFIA

Romanças (LP, Discossete, 1988)
Monte da Lua (LP, Ovação, 1991)
AZULdesEJO (CD, Luminária, 1994)

NO RASTO DE...

José Barros formou os Navegante. Posteriormente mudaram de nome para Jose Barros & Navegante.

Fernando Pereira, José Salgueiro, Ramos e D'Orey gravam em 1995 sob o nome Real Companhia. Gravaram ainda os discos "Orgulhosamente Sós" e "Pé Ante Pé". Pedro D'Orey já não faz parte do projecto.

João Ramos foi o autor das ilustrações do disco "Pé Ante Pé" (2003).

Fernando Pereira continua a ser o proprietário da Taberna dos Trovadores, em Sintra.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.