Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

A Ronda dos Quatro Caminhos surge em finais de 1983. Os músicos vinham, já há alguns anos, dedicando a sua atenção à cultura popular, aos instrumentos e à música tradicional.

Embora numa linha de profundo respeito pelas características essenciais e pela especificidade de cada Região, enveredam desde logo não tanto pela simples reprodução das suas canções mas antes por um trabalho de recriação. O primeiro LP, "Ronda dos Quatro Caminhos", é editado em 1984. Um disco que viria a ser muito bem aceite tendo sido publicado em vários países europeus.Ronda dos Quatro Caminhos

O disco "Cantigas do Sete - Estrelo" é editado em 1985. Em Julho desse ano representam Portugal num Festival Internacional realizado no sul de França. Este é o último disco da banda com a colaboração de Vítor Reino.

O terceiro álbum, "Canções Tradicionais Infantis", um trabalho que pretende levar a música tradicional portuguesa aos mais novos, é editado no Natal de 1985.

Em 1986, o grupo recebe o prémio da revista "Nova Gente". Nesse ano é editado o quarto disco intitulado "Amores de Maio".

Os espectáculos ao vivo sucedem-se e o grupo concretiza uma velha ideia: fazer um disco de fados tradicionais. Assim surge, em 1987, o disco "Fados Velhos".

Deslocam-se ao Canadá em 1988 para uma série de apresentações em Toronto e Montreal, e à Holanda, actuando em Amesterdão.

António Prata e João Cavadinhas assinaram o tema "Canção de Roda e Fantasia" que Lenita Gentil levou ao Festival da Canção de 1989. A compilação "O Melhor da Ronda (1983-1989)" é editada em 1989. O grupo desloca-se também a Cabo Verde.

Em 1991 é editado o álbum "Romarias". Realizam 25 espectáculos na Bélgica (a convite da Europália) e alguns espectáculos  em França (Paris, Bordeaux, Poitiers, Montmorillon).  Nesse ano fazem cerca de 70 espectáculos, no país e no estrangeiro.

Como corolário do seu tributo à música popular e tradicional, realizou-se em Maio de 1993, no Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa, o espectáculo "uma noite de música tradicional" que obtém um assinalável êxito. O disco "Uma Noite de Música Tradicional", gravado ao vivo, é editado no ano seguinte.

Em 1995, passados dez anos sobre a sua edição original, é editado em CD, através da Polygram, o álbum "Canções Tradicionais Infantis".

Em 1997 é editado "Recantos", disco marcado por uma nova sonoridade alcançada por uma instrumentação mais urbana assente nos violinos e no piano acústico. O grupo participa no 8º Festival Intercéltico e o disco de estreia é  reeditado pela Movieplay.

O disco "Outras Terras", lançado em edição de autor, é editado em 1999.

A Ronda dos Quatro Caminhos dá dois espectáculos no Teatro Garcia de Resende, em Évora, nos dias 24 e 25 de Novembro de 2000.

O álbum "Alçude", gravado ao vivo nos espectáculos de Évora, foi editado em Maio de 2001. O lançamento do disco foi na Fábrica da Música, em Évora. O disco inclui seis músicas originais.

Em 2003 foi lançado o disco "Terra de Abrigo" que conta com a participação da Orquestra Sinfónica de Córdoba, de sete coros alentejanos e das vozes de Katia Guerreiro, Esperanza Fernandez e Amina Alaoui. Neste ano o  grupo comemorou os seus vinte anos de existência na divulgação e recuperação da Música Tradicional Portuguesa.

Em Dezembro de 2005 é editado o DVD, que também inclui um CD áudio,  com o registo gravado aquando da apresentação ao vivo de "Terra de Abrigo" no CCB em Janeiro desse ano.

(adaptado)

DISCOGRAFIA

Ronda dos Quatro Caminhos (LP, Orfeu/Rádio Triunfo, 1984)
Cantigas do Sete - Estrelo (LP, Rádio Triunfo, 1985)
Canções Tradicionais Infantis (LP, Transmédia, 1985)
Amores de Maio (LP, Ovação, 1986)
Fados Velhos (LP, Ovação, 1987)
O Melhor da Ronda (Compilação, Ovação, 1989)
Romarias (CD, Ovação, 1991)
Uma Noite de Música Tradicional (CD, Polygram, 1994)
Recantos (CD, Polygram, 1997)
Outras Terras (CD, Edição Autor, 1999)
Alçude (CD, Ovação, 2001)
Terra de Abrigo (CD, Ocarina, 2003)
Sulíada (CD, Ocarina, 2007)

COMPILAÇÕES SE

Clássicos da Renascença nº 81 (Compilação, Movieplay, 2000)
A Arte e A Música (Compilação, Universal, 2004)
Canções Esquecidas (Compilação, Ovação, 2005)

NO RASTO DE...

António Prata é o único dos fundadores do grupo que ainda se mantém na formação actual.

Vitor Reino formou os Maio Moço em 1985.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.