Os 10000 Russos formaram-se no Porto em 2012 e são um trio formado por pessoas de outras paragens: João Pimenta (Green Machine, Botswana, ALTO!) é natural de Barcelos, Pedro Pestana (Tren Go Soundsystem) é da Ilha da Madeira e André Couto (Dreamweapon, The Melancholic Youth Of Jesus) é de V. N. Gaia. Em 2015 editaram este disco homónimo pela britânica Fuzz Club Records.
Rapidamente após a formação editaram um EP de 4 faixas que rapidamente se fez ecoar pelo underground psicadélico, o que terá ajudado a pisar palcos na boa companhia de nomes como A Place To Bury Strangers ou Wooden Shjips. Depois de uma bem conseguida actuação no Reverence Valada, chegaram ao contacto da Fuzz Club Records e depois sucedeu-se este primeiro disco longa duração com edição em CD, digital e vinil.
Por oposição à maioria de seus pares nesta estética, os 10000 Russos concentraram-se em criar paisagens sonoras do subconsciente. O ambiente de trabalho tem sido fundamental para o fluxo dos seus longos e obscuros temas de inspiração negra e urbana, na linha das progressivas repetições longas e selvagens dos Neu! ou Suicide. Este disco pode ser uma viagem de descoberta pelas paisagens desconhecidas da mente e o facto de os 3 músicos virem de outros locais que não o coração do Porto e artisticamente terem outra origem, pode contribuir para o vislumbre da inspiração mais negra que a cidade do Porto carrega.
André Couto (baixo)
Pedro Pestana (guitarra)
João Pimenta (bateria e voz)
www.fuzzclubrecords.com
10000russos.bandcamp.com/album/10-000-russos////////////////www.facebook.com/10000Russos
© 2015 Fuzz Club Records (FC23CD)
Todas as músicas por 10000 Russos
Gravado por Marco Lima no Hertzcontrol Studio
Misturado por Pedro Pestana
Masterizado por Brett Orisson
Artwork por Olga Dyer
1. Karl Burns (6:38)
2. US VS US (8:33)
3. Barreiro (6:38)
4. Banden Baden Baden (8:15)
5. Stakhanovets/Kalumet (13:34)