Edições

Último Podcast (16 Nov 2024)

Podcast

Entrevista: Music In Low Frequenc.

Music In Low Frequencies

Entrevista com Tricycles

Tricycles

Entrevista com Melodraw

Melodraw

Entrevista com Damn Sessions

Entrevista com Damn Sessions

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Flak é um músico e produtor que fundou bandas como Rádio Macau e Micro Audio Waves e que conta com uma carreira de mais de 35 anos. Está de volta com um novo disco a solo chamado "Cidade Fantástica" - o último disco a ser gravado no agora extinto Estúdio do Olival onde ao longo de 30 anos Flak  gravou e produziu largas dezenas de discos, entre eles de Rádio Macau, Jorge Palma (incluindo o disco de platina "Voo Noturno"), Entre Aspas, GNR, Micro Audio Waves (incluindo “No Waves”, considerado um dos discos mais excitantes do ano pelo lendário John Peel da BBC Radio One), entre muitos outros.

"Cidade Fantástica" chegou às lojas no dia 19 de Outubro de 2018.

Em 2017, Flak uniu forças com Benjamim (pseudónimo de Luís Nunes, também ele músico e produtor), tendo em vista a gravação dum sucessor do há muito esgotado álbum a solo (homónimo) lançado por Flak em 1998, cuja versão remasterizada chegará no final do verão às plataformas digitais.

Os concertos de lançamento, por sua vez, foram no Teatro Ibérico, nos dias 8 e 9 de Novembro, às 21h30m. Em palco com o Flak estiveram António Vasconcelos Dias, Zé Guilherme Vasconcelos Dias, David Santos, João Pinheiro, bem como um coro especial e outros convidados.

"Ao Sol da Manhã" foi o primeiro single de apresentação de "Cidade Fantástica", novo disco a solo de Flak. O "lyric vídeo", é centrado em ilustrações de Francisco Cortez Pinto e Francesco Cortez Pinto, fotografadas e editadas pelo Flak.
Sobre "Ao Sol da Manhã", na primeira pessoa:
"Enviei por engano uma demo de outra canção deste disco a um ex-aluno. Ele respondeu-me que lhe fazia lembrar o tipo de ambiente dos Mild High Club, banda que eu não conhecia. Fiquei curioso, fui ouvir o disco e no final apeteceu-me fazer uma canção pop com um toque de bossa-nova. Fui construindo uma sequência de acordes por cima de um riff de blues até ter a canção estruturada. A melodia é repetida com pequenas variações enquanto a harmonia vai mudando criando diferentes texturas.
Quando completei a melodia, e tal como fiz na maioria das outras canções deste disco, quis aproveitar a energia do momento e fazer imediatamente uma letra para a canção. Agarrei um livro de um dos montes que tenho à minha volta quando estou a fazer canções, abri-o numa página qualquer e calhou estar a letra do “Sitting on the Dock of the Bay” do Otis Redding. Aí pensei que era uma boa ideia transportar a baía de São Francisco para Lisboa à beira rio. E é um programa mais ou menos comum no meu dia-a-dia, ir dar uma volta junto ao rio, apanhar sol e ver os barcos passar.
Entretanto o Benjamim gravou um beat, o António Vasconcelos Dias gravou um baixo numa onda Motown, o Benjamim tocou em todos os teclados que estavam disponíveis e assim fomos fixando o arranjo, de uma forma espontânea, meio improvisada. Depois, todos cantamos, a Rita Laranjeira adicionou mais vozes, o Benjamim misturou e o Tiago Sousa masterizou".

"Manto Branco" é mais single de Flak. Trata-se do segundo tema de avanço deste disco.
"Manto Branco. Não sei de onde me veio a frase. Manto Branco universo. Across the Universe. Olhar de Falcão. As palavras foram surgindo em simultâneo com a melodia. A segunda estrofe foi escrita mais tarde a partir do nome de uma antiga banda psicadélica brasileira, Perfume Azul do Sol. O vídeo do Vasco Mendes sugere-nos que algo vai acontecer. Por certo nada de bom. Talvez uma premonição. Um sinal dos tempos."

“Verão” é mais um single retirado deste disco
"O Verão é uma canção sobre o mundo fantástico em que vivemos. Não há nenhum que se assemelhe no sistema solar. Temos montanhas mares cores pássaros que cantam nas árvores, um céu estrelado. Provavelmente não existirá nenhum igual no Universo a não ser que existam Universos paralelos.
A realidade não existe. A realidade é aquilo que nós queremos ver. Nós é que fazemos a nossa realidade. Quem reflectir um pouco sobre a beleza das coisas e a nossa pequenez, há de lhe sobrar menos tempo e vontade de odiar o vizinho ou aqueles que não são como ele.
Obrigado ao Benjamim por ter compreendido tão bem a canção e à Mariana Norton que fez um arranjo vocal lindíssimo. Paz e Amor".

https://www.facebook.com/flakoficial/
https://www.instagram.com/surreal_flak/
https://www.youtube.com/channel/UCgcj_xLwGtOj5l0PuVoFnjg

©2018 Azáfama
Gravado e misturado por Benjamim
Produzido por Benjamim e Flak
Masterizado por Tiago Sousa

Músicos:
Flak, Benjamim , António Vasconcelos Dias, Zé Gui Vasconcelos Dias
Vozes adicionais:
Rita Laranjeira , Mariana Norton

1. Morcego (7:09)
2. Planeta Azul (3:22)
3. Os Tempos Estão a Mudar (3:27)
4. Ao Sol da Manhã (3:01)
5. Manto Branco (4:02)
6. Sobre o Mar (5:03)
7. Imaculada Concepção (4:11)
8. Verão (3:00)
9. Cego Pela Luz (4:35)
10. Apenas Um Instante (3:39)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.