Edições

Último Podcast (16 Nov 2024)

Podcast

Entrevista: Music In Low Frequenc.

Music In Low Frequencies

Entrevista com Tricycles

Tricycles

Entrevista com Melodraw

Melodraw

Entrevista com Damn Sessions

Entrevista com Damn Sessions

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

Numa cabana voadora do Alentejo a Nashville.
Após muitos anos a cantar separadamente em português e inglês, escondido atrás de pseudónimos como Oceansea e Landfill, Daniel Catarino assume-se agora como cantautor bilingue, ao mesmo tempo que embarca numa tour pela Alemanha para apresentar "Songs From The Shed", o primeiro disco de longa duração em nome próprio.

O escritor de canções, originário da vila de Cabeção, assume neste novo trabalho as influências irlandesas que adquiriu nos anos passados em Dublin, relembrando as velhas cassetes de rock e folk que ouvia na Vanette do seu pai, e a bordo de uma cabana em forma de jangada voadora apresenta "Songs From The Shed", um disco que é uma viagem do seu Alentejo a Nashville.

Se nas suas bandas (Bicho do Mato e Uaninauei) canta um enraizado e profundo Portugal, em "Songs From The Shed", Daniel Catarino assume que também o rock e o folk são música de raiz para gerações que beberam tanto da produção nacional como da invasão anglo-saxónica das décadas anteriores.

Quando o singie de apresentação "Kingdom Come" chegou às rádios, Rui Estevão anunciava que poderia passar como tema de uma banda australiana dos anos 70, e é essa década que vem à memória no desenrolar de "Songs From The Shed". A braguesa abraça a harmónica, e os instrumentos de percussão - na sua maioria construídos pelo próprio - ajudam a criar um ambiente onde ecoam reminiscências de JJ. Cale, Bob Dylan, Elliott Smith, Oasis e Neil Young, com refrões melódicos e bem orelhudos.

Liricamente, o disco bebe a sua inspiração no amor, entre a aventura de "Walking Around With You In My Head" e a desventura de "If l Let You Down", culminando no híbrido "The Pleasure And The Pain", um dos pontos altos. E se "Fools On Parade" pinta um cenário negro da humanidade (ou da falta dela), em "Danger Danger" o humanismo com bom humor, encarnando um Vingador da Segurança que encara a pornografia como um monumento em honra da anatomia (danger danger / safety's avenger looking at pornography / sinful monuments for lonely moments/a prayerfor anatomy).

Apesar dos rumores no Twitter sobre a sua morte, Daniel Catarino está bem vivo e recomenda-se, escrevendo, cantando e tocando todos os instrumentos de um disco abrilhantado também pelo trabalho gráfico de Alexandre Tavares.

"Songs From The Shed" foi editado fisicamente a 16 de Outubro durante a tour do artista na Alemanha, e a 16 de Novembro ficou disponível para o resto do mundo em versão digital e em CD digipack, numa edição limitada a 200 unidades.

© 2015 Capote Música (CAP012/1)
Daniel Catarino: voz, guitarras eléctrica e acústica, baixo, percussão, harmónica, teclados, guitalele, banjitar e braguesa
Cristina Viana: voz em "Life After Grief"
Pablo Vidal: palmas em "Kingdom Come"
Todas as canções escritas, gravadas, misturadas e produzidas por Daniel Catarino no Estúdio Laranjinha (Cabeção), Estúdio Pocinho e Estúdio Manta (Évora)
Masterizado por Joel Figueiredo no Slowdriver Studios (Santo Tirso)
Artwork por Alexandre Tavares

http://danielcatarino.wix.com/home

1. Life After Grief (3:51)
2. Reach For Something (3:20)
3. Walking Around With You In My Head (3:09)
4. Kingdom Come (2:46)
5. The Pleasure And The Pain (3:35)
6. If I Let You Down (4:07)
7. Fools On Parade (4:35)
8. Bad Memory's Drive (3:52)
9. Danger Danger (2:10)
10. Endless Support (7:54)

 

 

 

 

 

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.