BIOGRAFIA
Os Lobo Meigo formaram-se em 1987. O grupo era formado pelos ex-Press João Carvalhais (guitarra) e José Carvalhosa (baixo), por Hélder Reis (ex-Tum Tá Tum Tum), nas teclas e percussões, e por Luís Ventura (ex-Street Kids) na voz e guitarra acústica.
Mesmo sendo favoritos são eliminados do 5º Concurso do RRV onde nem chegam às meias-finais. Participam também na Mostra de Coimbra. Em 1989 participam no sexto Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous que acabariam por vencer.
Em 1990 editaram o mini-LP, correspondente à vitória no concurso. O disco, com produção de Nuno Canavarro, incluía os temas "Depois do Teatro", "De Fato e Gravata", "Maio", "Sonâmbulos", "Degrau a Degrau" e "Medo do Escuro".
Começaram a tocar pelo país, fazendo as primeiras partes dos Delfins. Nesse ano ganharam o prémio de revelação do semanário "Se7e".
Chegaram a fazer a pré-produção do segundo disco, que iria ser produzido pela banda devido à impossibilidade de ser Nuno Canavarro. No disco seriam incluídos temas como "Deixa-te de Histórias", "Escrito Nas Estrelas", "Expresso 83", "Gazua" e "Herói Nacional".
O grupo termina em 1993.
DISCOGRAFIA
Lobo Meigo (LP, Dansa do Som, 1990)
COMENTÁRIOS
Uma das principais linhas de orientação desta banda era substituir as influências anglo-saxónicas pela de bandas portuguesas. LV
NO RASTO DE...
Depois do fim dos Lobo Meigo, Luís Ventura fez alguns trabalhos para publicidade e tocou baixo com os Astronautas. A maqueta "Homeworks" de 1997 incluía os temas "Por Este andar" (com sample da voz de Manuel Monteiro do CDS-PP), "Todos os Burros Dançam Mal", "Playing with Pain", "Heaven & Earth" e "Queda Livre". Também cantou, com os Halfburguer Soul Voices, no disco "Missão Groove" dos Cool Hipnoise. Em Agosto de 1998 apresentou-se ao vivo na Galeria ZDB com a cantora Ana Nagy, o guitarrista João Graça e o guitarrista Tiago Santos. A maqueta "OST1" (1998), bastante elogiada no DN+, incluía uma versão de "E depois do Adeus".