BIOGRAFIA
O Grupo Coral e Instrumental Trigo Limpo foi formado em 1981, na cidade de Beja, por um grupo de 30 jovens. Inicialmente escolheram a designação Bico d' Obra.
O Trigo Limpo apresenta-se ao vivo na Feira Popular de Lisboa. Surge assim o convite para a gravação do disco de estreia. O álbum "Nos Campos do Alentejo", dedicado aos sons do Baixo Alentejo, foi editado em 1983. O alinhamento é o seguinte: "Nos Campos do Alentejo", "Passou Passou Passou", "Tira o Capotinho", "Mariazinha", "As Mulatinhas", "Solidão Ai Dão Ai Dão", "Maria Capitua", "O Meu Tirone", "Todos Têm Só Eu Não", "Tenho Barcos, Tenho Remos", "É A Paixão Que Me Existe" e "Estava de Abalada".
O disco "Agora... Assobia-lhe Às Botas!" foi editado em 1985.
Novo álbum com a edição do disco "Contraste". É editado também o disco "Recordações".
Em 1988 lançam o álbum "Luar d' Agosto" que recebe o Grande Prémio do Disco da Rádio Renascença.
Em 1991, por ocasião do 10º aniversário do grupo, editaram o disco "Horizontes". A formação que gravou este disco era composta por Lurdes Barão, Graça Mosca, Fátima Cabecinha, João Cataluna, Carlos Almeida, João Medeiros, António Vítor, José Belchior e António Barão.
"Loucura Alentejana", gravado em 1996, é um disco em que fazem várias experiências, introduzindo pela primeira vez instrumentos como a bateria, o sintetizador e o trompete.
O grupo comemorou o seu 25º Aniversário, no dia 2 de Dezembro de 2006, com o espectáculo “Alentejo… Beja… Trigo Limpo… 25 Anos de Cante” apresentado em Beja, no Pax Julia – Teatro Municipal.
(1) Durante o "boom" do rock português foi editado um single dos Bico d'Obra, grupo originário da Bairrada, com os temas "Portugal" e "Os Fora da Lei" mas que nada tinha a ver com o grupo alentejano.
DISCOGRAFIA
Nos Campos do Alentejo (LP, Dacapo, 1983)
Agora... Assobia-lhe Às Botas! (LP, Dacapo, 1985)
Contraste (LP, Dacapo, 1986)
Recordações (LP, Musicata/Vidisco, 1987)
Luar d' Agosto (LP, Musicata/Vidisco, 1988)
Horizontes (CD, Disconorte, 1991)
Loucura Alentejana (CD, Vidisco, 1996)