Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Hoje completamente anónima, a LINHA GERAL foi um dos projectos mais promissores da música moderna portuguesa e um dos que melhor conseguiu passar a sua visão para uma gravação de estúdio sem perder rigorosamente nada no processo.Linha Geral

Música de intervenção fortemente enraizada numa identidade individual e comunal de nacionalidade, tocada e cantada com exaltação como se de punk acústico formatado pela música popular portuguesa se tratasse, o som da LINHA GERAL era compacto e tenso muito por graça de uma das secções rítmicas mais poderosas que a música moderna em Portugal já conheceu e dos excelentes executantes entre os quais cantava CARLOS MANSO num estilo inflamado à boa maneira de um agitador de multidões. Se ZECA AFONSO e/ou JOSÉ MÁRIO BRANCO formassem uma banda punk no rescaldo do 25 de Abril de 74 não soariam muito diferentes da LINHA GERAL.

As 8 canções de Linha Geral (Ama Romanta, 1989) foram editadas numa capa de cartão apenas com o logotipo da banda carimbado a vermelho na frente e uma fotocópia das letras manuscritas no seu interior. Os seus breves 20 minutos e picos são pautados por uma urgência e ansiedade constantes e a música comete a proeza de não dispensar um pingo de energia do seu objectivo fundamental concentrando-se nas canções (curtas e magníficas, sem excepção, terminando quando têm de terminar) na disciplina de conjunto (que não admite floreados nem adornos) e na engrenagem admirável dos executantes a milhas de distância de outras bandas da altura.

Um disco precioso e intenso que alia com igual entusiasmo o optimismo com o incitamento à revolta, a celebração exultante com a fatalidade iminente. Em português. Ainda hoje mete no bolso a chorona geração de 90 com os seus pontapés no inglês e a fancaria de plástico com que imitam os subprodutos anglo-saxónicos.

Se ao menos pudessem pôr os ouvidos nisto...

Alinhamento do álbum: (Lado 1): 1 - Porque os Outros; 2 - Dança de Sombras; 3 - Formas Estranhas (instrumental); 4 - Coro Jovem; (Lado 2): 5 - Auto de Fé; 6 - Sinais do Tempo; 7 – Ousadia; 8 - Riscando os Céus (instrumental). (1)

FAMILY CAT/ FÓRUM SONS, 2002

(1) Colaboração de Nuno Rebelo (piano, guitarra, sampler, coros) e João Peste (coros)

FORMAÇÃO

Carlos Manso (voz, guitarras)
Fernando Soares (bateria)
Tiago Lopes (guitarras)
Pedro Alvim (baixo)

DISCOGRAFIA

Linha Geral (LP, Ama Romanta, 1989)

Colectâneas

Divergências (1986) - Hino à Nossa Luta
Música Moderna Portuguesa - 2º Volume (1986) - Em Céu Aberto

COMENTÁRIOS

«Faremos do medo ousadia / da noite manhã clara / do fado outro destino / do terror alegria.»
Carlos Manso, LP

«O segundo disco nunca chegaria a ver o brilho dos escaparates, nem as luzes "rubras, rubras" da ribalta. Deixaram de cantar hinos de muitas lutas, talvez porque essas lutas e batalhas fossem tarefa para outros; talvez porque os "dias brutais" os fizessem "navegar" até dar de caras com os "ventos de leste" e aí ter a "ousadia" de levar para a frente o "projecto global".» Ricardo Alexandre/Ritual 3 (1991)

NO RASTO DE...

Tiago Lopes gravou como The New Hard Noise Heavy Punk Cyber Speed Sonic Metal Punk Acid Sound e fez parte dos Golpe de Estado. Tem produzido várias bandas (31, Jaguar,...) e actualmente faz parte dos Electrónica Portugal com Rodrigo Leão.

Pedro Alvim fez parte dos Pop Dell´Arte.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.