Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

A seguir ao 25 de Abril de 1974, Pilar Homem de Melo, com doze anos, muda-se para o Brasil com a família.

Auto-didacta, aprende a tocar guitarra sozinha. Com quinze anos e já com algumas músicas da sua autoria, uma delas dedicada a Caetano Veloso, encontra o cantor na praia de Ipanema. Ganha coragem para falar com ele pois já tinham trocado olhares e tinha um amigo comum. Depois de lhe dizer que tinha uma música dedicada a ele é convidada para uma  feijoada em casa do cantor.

Aos 17 anos,  volta para Lisboa e, durante um ano, percorre alguns bares de norte a sul do país. Fica muito tempo a cantar no Algarve.

A seguir vai para os Estados Unidos onde ingressa na Berklee School of Music, de Boston, onde aprendeu música e composição. Depois de três anos de curso regressa a Portugal. Durante mais três anos fica em casa, a hibernar, procurando conhecer-se e descobrir-se verdadeiramente como compositora e cantora. Francisco Vasconcelos ouve uma cassete dela e chama-a para a EMI-VC.

Estreou-se em Fevereiro de 1989 com o single "Um Amor Assim". OPilar seu primeiro álbum, "Pilar", com produção de Wayne Shorter, é publicado em 1989. As músicas são da cantora e como letristas aparecem nomes como Eugénia Melo e Castro, Miguel Esteves Cardoso, Pedro Ayres Magalhães e Francisco Meneses. Em Dezembro de 1990 actua na primeiras parte dos concertos de Suzanne Vega, no Coliseu do Porto e Pavilhão de Cascais.

Pilar participa no disco dos LX-90 e foi aí que conheceu o técnico de som deles, Steve Davis.

Em Abril de 1993 é editado o álbum "Pecado Original", gravado em Londres, com produção de Steve Davis e da própria Pilar. Paulo Pedro Gonçalves assina algumas das letras deste disco. Um dos temas em destaque é a versão de "O Primeiro Dia" de Sérgio Godinho. 

Descontente com a música resolve voltar para o Brasil, por um período de tres anos, onde se dedicou à  produção de espectáculos.

Em 1999 é desafiada por Tiago Torres da Silva a regressar à música. Começa a trabalhar com o produtor Augusto Sanches, mas este tem de ir para a Alemanha, abandonando o projecto a meio. Francisco Vasconcelos ouve a maqueta e convida-a para a Norte Sul onde lhe falam de Armando Teixeira (Balla).

Em Novembro de 2000, Pilar, Anamar e Né Ladeiras juntam-se nos espectáculos "SM 58" com direcção de Tiago Torres da Silva.

Como não chega a acordo com a Norte Sul acaba por assinar pela Zona Música. É esta editora que lança o álbum "Não Quero Saber". O disco, produzido por Armando Teixeira, inclui temas como "Lafaek", "O Cair da Noite", "To Love" e ainda uma versão de "Femme Fatale" dos Velvet Underground.

Em 2002 é editado o disco "Ao Vivo", com Né Ladeiras e Anamar, gravado nos dois espectáculos "SM 58".

Em Novembro de 2003 é editado o álbum "Põe um Bocadinho + Alto" com letras de Tiago Torres da Silva e músicas de Pilar, com excepção de "Alguém Cantando" de Caetano Veloso. Os arranjos são de Alexandre Cortês, Pilar & Filipe Valentim, Mocho, Mourah, Tjak, João Roquette e Augusto Sanches.

Em 2004 participa no musical "Casa de Fado" da autoria de Tiago Torres da Silva.

DISCOGRAFIA

Pilar (LP, EMI, 1989)
Pecado Original (CD, EMI, 1993)
Tento Saber (CD, Zona Música, 2001)
Ao Vivo - com Pilar, Né Ladeiras e Anamar (CD, Zona Música, 2002)
Põe um Bocadinho + Alto  (CD, Zona Música, 2003)

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.