Directório

Último Podcast (20 Abril 2024)

Podcast

Entrevista com The Dust

Entrevista com The Dust

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Tó Trips

Entrevista com Rui Reininho

Rui Reininho

Entrevista com Doutor Assério

Entrevista com Doutor Assério

Emissão em Direto (Sádado 12-15)

Clica para ouvir

BIOGRAFIA

Estávamos em 1980 e Xana, Flak e Alex viviam todos juntos na casa de Xana, no Algueirão (Sintra).

Flak e Alex tocavam nos Crânio e o vocalista era Uriel. Ainda chegaram a mudar o nome para Local 13. A partir de 1983 passaram a chamar-se Rádio Macau já com Xana como vocalista. 

Entram para o grupo o teclista Filipe Valentim e o baterista Emanuel Ramalho. Algumas das letras eram dos colegas Vitinha e Pedro Malaquias. Gravam uma primeira maqueta com dois temas, dão o seu primeiro concerto e "A Noite" começa a passar na Rádio Renascença. Conseguem assinar contrato com a EMI, a primeira editora que contactaram. 

Em Junho de 1984 é editado o álbum "Rádio Macau" com produção do grupo e de Francisco e Pedro Vasconcelos. Os temas de maior sucesso foram "Bom Dia Lisboa" e "Um dia Mais".Rádio Macau No disco aparece ainda uma versão de "No Comboio Descendente" de Zeca Afonso.

O grupo entra em estúdio para gravar "A Vida Num Só Dia". O single foi editado em Julho de 1985. Esgotada a primeira edição foi editada uma segunda tiragem em versão single e máxi-single.

Em Maio de 1986 editam o álbum "Spleen", com produção de Carlos Maria Trindade. Efectuam vários concertos no estrangeiro com passagens por Espanha (14 concertos), Berlim e Salónica (Grécia).

O baterista Alberto Garcia entra para a banda em 1987. O álbum "O Elevador da Glória", com produção de Flak e Amândio Bastos, é editado em Novembro desse ano. O grupo quis fazer um disco mais simples e os êxitos sucedem-se com "Anzol", "O Elevador da Glória" e "Cidade Fantasma".

Em Abril de 1988 é editado em máxi-Single uma remistura de "Anzol" da autoria de Flak e de Armindo Bastos.

"O Rapaz do Trapézio Voador", editado em Outubro de 1989, inclui clássicos como "Hoje é a Brincar", "Amanhã é Sempre Longe Demais" e "Só Para Matar o Tempo". Beto Garcia sai do grupo após as gravações do disco e é substituído por Luís San Payo.

Em Dezembro de 1991 é editado "Disco Pirata" com gravações efectuadas ao vivo em vários locais. O disco, editado pela editora do grupo - Alcobia Records,  inclui versões únicas como "O Homem Transparente", com Rafael Toral, e "Bom Dia Lisboa" com tablas e a guitarra de Rui Fingers. A versão em CD inclui também os temas "Histórias Sobre Edifícios a Arder", o instrumental "Lou Harrison", "Entre a Espada e a Parede" e duas versões de José Afonso ("Por Detrás Daquela Janela" e "Maio Maduro Maio"). As edições em CD e LP esgotaram rapidamente.

O álbum "A Marca Amarela" é editado pela BMG em Outubro de 1992. O grupo consegue o seu primeiro disco de prata. O tema de apresentação foi "O Hábito Faz o Monstro" lançado nos formatos EP e CD-Single.

Em 1993 são feitas várias remisturas do tema "Diz Quem Diz". O grupo suspende as actividades devido ao cansaço de mais de 10 anos de ensaios, gravações e concertos. Essa suspensão impede o grupo de participar na compilação "Filhos da Madrugada".

O grupo voltou a reunir-se em fins de 1998. A Xana, Flak, Alex e Luís Filipe Valentim juntou-se o regressado Beto Garcia.

Em 1999 participam no disco de homenagem aos Xutos & Pontapés com uma versão de "Morte Lenta".

No início de 2000 regressaram com um concerto em Almada. Em Setembro desse ano foi editado o álbum "Onde o Tempo Faz a Curva" que apresentava um som mais electrónico. O disco foi gravado no estúdio do grupo. O primeiro single foi "Uma Questão de Tempo".

A compilação "A Vida Num Só Dia" é editada em Outubro de 2001. Em 8 de Dezembro o grupo comemorou o seu 18º aniversário com um concerto no Auditório Olga Cadaval, em Sintra.

Em Novembro de 2003 foi editado o álbum "Acordar". Um dos convidados é Ana Deus no tema "Nós Também".

É editado pela Transformadores o "Livro Pirata" que inclui um CD com a maioria do alinhamento do "Disco Pirata" editado originalmente em 1991.

DISCOGRAFIA

Rádio Macau (LP, EMI, 1984)
Spleen (LP, EMI, 1986)
O Elevador da Glória (LP, EMI, 1987)
O Rapaz do Trapézio Voador (LP, EMI, 1989)
Disco Pirata (LP, Ed. Autor-Alcobia Records, 1991)
A Marca Amarela (CD, BMG, 1992)
Onde o Tempo Faz a Curva CD (CD, BMG, 2000)
1984-2001 A Vida Num Só Dia (Compilação, EMI, 2001)
Acordar (CD, Universal, 2003)

SINGLES

A Vida Num Só Dia/Instr. (Single, EMI, 1985)
A Vida Num Só Dia (Máxi, EMI, 1985)
O Elevador da Glória (Máxi, EMI, 1987)
O Anzol/O Homem A Quem Chamaram Cavalo/Os Últimos Sinais (Máxi, EMI, 1988)
O Anzol/Os Últimos Sinais (Single, EMI, 1988)
A Última Gota De Mim (Single, EMI, 1989)
O Hábito Faz o Monstro (Single, BMG, 1991)
Diz Quem Diz (Remixes) (Máxi-promo, BMG, 1993)

COMPILAÇÕES SE

O Anzol  - Colecção Caravelas (Compilação, EMI, 2004)
Grandes Êxitos (Compilação, EMI, 2006)

Colectâneas

Johnny Guitar (1993) - Rock'n'roll (eu é mais)
XX Anos XX Bandas (1999) - Morte Lenta
Frágil 21 (2003) - Entre a Espada e a Parede

COMENTÁRIOS

Eu comecei a tocar muito novo com o Alex, aí com uns 15 anos. Tínhamos uma série de bandas, de formação que foi mudando a pouco e pouco e alguns episódios muito interessantes. Uma vez tocámos na Várzea de Sintra, quase fomos linchados pela população e tivemos de fugir. Tocámos entre um ventríloquo e a Cidália Moreira. Éramos uns putos e o nosso reportório tinha um tema de rock progressivo de vinte minutos, onde cada um fazia um solo, e depois um tema de rock'n'roll. A certa altura, a meio do tema progressivo, aí no terceiro solo, cortaram-nos a luz... Dissemos que queríamos tocar, mas já estava tudo bêbedo e desatou tudo à pancada. Tivemos de fugir por trás do palco! Estávamos já na Ford Transit, mas faltava o vocalista, que teve depois de entrar com a carrinha em movimento, como num filme americano! Flak/DN 2004

Antes de nos chamarmos Rádio Macau começámos a tocar com a Xana, e essa foi a viragem. Até aí não tínhamos um vocalista fixo. Flak/DN 2004

Vocês já tinham aí uns 18 anos e eu devia ter uns 13... O vocalista deles na altura, que era guitarrista, andava a tentar ser muito simpático para mim e convidou-me para ir a um ensaio. Cheguei mais cedo... Conheci todas aquelas pessoas, que passaram a ser os meus amigos. A coisa foi crescendo e desenvolvendo-se. Xana/DN 2004

NO RASTO DE...

Xana gravou a solo os discos "As Meninas Boas Vão Para o Céu..." (1994) e "Manual de Sobrevivência" (1998).

Flak fez parte dos Máquina de Almoço dá Pancadas. Lançou em 1998 o seu disco a solo "Flak". Formou mais recentemente os Micro Audio Waves com Carlos Morgado. Produziu discos de Requiem Pelos Vivos, Jorge Palma, Entre Aspas e Alexandre Garrett.

Flax e Alex fazem parte dos Palma's Gang. Flax, Alex, Luís Filipe Valentim e Luís San Payo foram a banda suporte do espectáculo "Os Filhos de Rimbaud" (1996).

Alex (Alexandre Cortez) fez parte dos Moby Dick com João Gil e Artur Costa. Alex e Adriano (Ravel) formaram, em 1994, os Cães de Crómio que duraram pouco tempo. Concebeu também os projectos "Filhos de Rimbaud" e "Homenagem a Al Berto". Formou os Wordsong  em 2001. É um fundadores da editora Transformadores.

Luís  Filipe Valentim fez parte dos Entre Aspas.

Parcerias

 
A Trompa Triciclo NAAM Ride The Snake Larvae Records

Parcerias Software Livre Audio

 
Rivendell - Radio Automation Mixxx - Free DJ Mixing Software Paravel Systems

Contactos

Manuel Melo
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 215
Apartamento 23
4750-324 Barcelos

Email: sinfonias[inserir o belo e sedutor símbolo da arroba nesta posição]sinfonias.org

Telefones: 253 044 720; 933 595 923

Não esquecer: se for para tocar no programa, devem enviar faixas audio em qualquer formato (de preferência com o mínimo de compressão).
O software de automação do Sinfonias de Aço é dedicado e não toca streamings.